Por vezes existem funções que parecem simples e na verdade não funcionam de forma tão transparente entre o computador e o smartphone. Não seria mais simples se fizéssemos copiar no computador e pudéssemos fazer colar no iPhone e tudo o que temos na área de transferências passava de um para o outro?
Claro que era, mas não funciona assim… espera, afinal funciona! Hopper, é a solução para não termos de usar estes novos sistemas cloud e ou mesmo recorrer ao velho iTunes, quando o assunto é transferir ficheiros do nosso computador para o iPhone.
Este é o problema que o serviço de seu nome Hopper pretende e afirma conseguir resolver. O que faz é rapidamente disponibilizar um link de uma imagem, de uma música, de um texto ou de qualquer outro ficheiro para que abra o Hopper num iPhone e recolha o que foi para lá “enviado” com um simples arrastar e largar ou com o tradicional copy/paste.
A ideia do criador do serviço, Josh Gross foi tornar o Hopper numa rampa de lançamento entre o nosso desktop e um dispositivo móvel. Tudo o que quiséssemos enviar do nosso computador para um iPhone poderia passar por este intermediário, com um simples copiar e colar.
A interface, como podemos ver em cima, é muito simples e permite que com esta página web aberta, o utilizador arraste qualquer tipo de ficheiro para dentro da mesma e esta irá armazenar (para isso sugiro que abram uma conta que é rápido e gratuito) convertendo o conteúdo num link. Esse link pode depois ser “puxado” via smartphone, dentro do serviço se não quiser enviar por mail o link e descarregar o que foi directamente da nossa máquina para a página.
O utilizador pode criar um link privado ou um link público, se pretender partilhar o mesmo com alguém.
Além disso, Hopper permite facilmente pesquisar pelos ficheiros que enviamos para lá, mesmo se se esquecer do que enviou, pode ir à procura do conteúdo e ver que tipo de ficheiro enviou.
Segundo alguns relatos, quase tudo funciona muito bem, há um ou outro formato de imagem mais específico que pode não ficar na perfeição, quando colado no destino. Pelos ficheiros que testei, tudo correu bem, desde música, fotos e documentos.
Esta é uma óptima forma de rapidamente passar informações úteis, como números de telefone, endereços de e-mail, links do YouTube, etc… entre o iPhone e o computador e isto tudo sem instalar qualquer aplicação.
O site mobile do Hopper funciona correctamente no iOS mas ainda não está totalmente compatível com Android mas,segundo o seu criador, não faltará muito para que esteja e possa também servir plenamente essa plataforma móvel.