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Hoje é o dia da Internet Mais Segura: Google deixa dicas para os mais velhos

Hoje, dia 9 de fevereiro de 2021, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura. À medida que dependemos cada vez mais de ferramentas digitais para estarmos ligados ao mundo, permanecer seguro online é essencial para todos. Num contexto de pandemia, esta permanência tornou-se ainda mais urgente para todas as idades.

Neste contexto, a Google criou uma lista de dicas que são essenciais para qualquer pessoa que navegue na Web, mas principalmente para os idosos, o grupo com mais iliteracia nesta área.


Fazer compras online, transferências bancárias, conversar por chat ou videochamada, estar nas redes sociais são práticas crescentes entre uma geração mais velha. Esta também é uma geração mais vulnerável e é urgente a adoção de comportamentos seguros online que previnam, por exemplo, burlas.

No dia em que se assinala a Internet mais Segura, a Google criou uma lista de dicas úteis para ajudar os mais velhos a navegar em segurança na Internet. Estas dicas podem ser essenciais para abordar o tema com os seus familiares mais velhos que, possivelmente, só neste último ano, tiveram mais contacto com as novas tecnologias.

#1 – Proteja as suas contas online

#2 – Tenha cuidado com as partilhas

#3 – Identifique e evite burlas

Siga as três regras de ouro:

  1. Reduza a velocidade – os “burlões” costumam criar a sensação de urgência para contornar os seus instintos. Não tenha pressa e faça perguntas para evitar ser levado para uma situação complicada.
  2. Verificação pontual — Faça a sua pesquisa para verificar os detalhes que está a receber. Se receber uma chamada inesperada, desligue. De seguida, contacte o banco, agência ou organização que está supostamente a ligar-lhe e entre em contato diretamente com eles
  3. Pare! Não envie — nenhuma pessoa ou entidade exigirá o pagamento na hora. Frequentemente, os burlões irão dizer-lhe para comprar cartões-presente – o que significa que só podem ser dados como presente não como pagamento sob ameaça. Ou seja, se acha que o pagamento parece duvidoso, provavelmente é.

#4 – Mantenha as conversações online positivas e com respeito

  1. Silencie a conversa ou comentários
  2. Bloqueie o utilizador que lhe está a infligir dor.
  3. Relate o incidente ao moderador ou plataforma de social media.
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