Pplware

Guerra nuclear: Afinal que medicamentos devemos ter de emergência?

O termo nuclear, associado à guerra, causa medo às sociedades! No entanto, face à guerra que vivemos entre a Rússia e a Ucrânia, muito se tem falado numa guerra nuclear. Aliás, alguns altos cargos russos têm mesmo referido que com poderio nuclear é difícil perder uma guerra.

Mas afinal que medicamentos devemos ter de emergência numa guerra deste tipo? A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou a lista.


OMS atualizou lista de medicamentos…

A OMS atualizou recentemente a sua lista de medicamentos que devem ser armazenados para emergências radiológicas e nucleares, juntamente com recomendações de políticas para seu adequado uso. As recomendações incluem medicamentos que previnem ou reduzem a exposição à radiação ou tratam lesões após a ocorrência da exposição.

“As pessoas podem ser expostas à radiação em doses que variam de insignificante a risco de vida. Os governos precisam de disponibilizar os tratamentos rapidamente”, referiu Maria Neira, diretora-adjunta interina do departamento Populações Mais Saudáveis. “É essencial que os governos estejam preparados para proteger a saúde das populações e responder imediatamente às emergências.

De referir que a lista de procedimentos em caso de um ataque ou exposição nuclear não era atualizada desde 2007. Segundo a OMS, a nova lista tem informações atualizadas com base nos desenvolvimentos na medicina de emergência de radiação na última década.

A Energia nuclear ou energia atómica é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos.

List for radiological and nuclear emergencies

Exit mobile version