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Grooveshark – O serviço de streaming de música chegou ao fim

O primeiro serviço de streaming online de música foi desativado no passado dia 30 de Abril. Criado em 2006 por três estudantes universitários o Grooveshark não resitiu aos processos judiciais movidos contra o seu serviço pelas editoras Universal, Sony e Warner Music.

Era exigido pelas editoras uma indeminização de 657 milhões de euros, contudo e para evitar uma ida a tribunal, os criadores do Grooveshark decidiram desactivar o serviço e entregar o domínio (grooveshark.com).

Tendo atingido cerca de de 30 milhões de utilizadores mensais, o Grooveshark foi durante muito tempo a referência online de streaming de músicas.

Agora sabe-se que a forma como “partilhavam” a música não era a mais correcta e supostamente os músicos/artistas não estariam a receber qualquer valor relativo aos direitos de autor.

No comunicado, os criadores do Grooveshark admitem falhas “no licenciamento de direitos de autor para uma enorme quantidade de música” e que apesar das “melhores intenções” cometeram “erros graves“.

We failed to secure licenses from rights holders for the vast amount of music on the service

No fim do comunicado deixam também uma menção aos seus “rivais” até à data e um “conselho”:

Na altura do nosso lançamento, alguns serviços de música forneciam a experiência que desejávamos oferecer – e que pensámos que vocês merecem. Felizmente, esse não é mais o caso. Actualmente, existem centenas de serviços acessíveis e direccionados para os fãs dos quais é possível escolher, incluíndo o Spotify, Deezer, Google Play, Beats Music, Rhapsody e Rdio, entre muitos outros

Se gostam de música e respeitam os artistas, compositores e todos que fazem a melhor música possível, usem um serviço licenciado que compense os artistas e os detentores dos direitos de autor. Podem encontrar serviços excelentes em http://whymusicmatters.com/find-music

Está assim terminado mais um serviço de música na Internet, que não resistiu às pressões da industria e que não se soube adaptar às novas necessidades e condicionalismos dos tempos actuais e que ditam novos modelos de negócio.

Comunicado oficial do Grooveshark

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