Nos últimos tempos muito se tem ouvido falar sobre Inteligência Artificial (IA) e todo o potencial desta tecnologia. Sam Altman, CEO da OpenAI, uma das empresas de referência na área da IA referiu recentemente que o GPT-4 será limitado quando comparado com o novo modelo GPT-5.
GPT-5 será brutal face ao modelo anterior! Chega este ano…
O GPT (Generative Pre-training Transformer) é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI que foi treinado com grandes volumes de dados de texto da internet, recorrendo à Inteligência Artificial.
Este modelo é capaz de gerar texto escrito em diferentes estilos e idiomas e pode ser usado várias finalidades, como, por exemplo, a tradução automática, resumo automático, escrita assistida e geração de histórias (até mesmo escrita de trabalho e teses). O modelo original, designado de GPT-1, foi lançado em 2018 e desde então, várias versões melhoradas foram lançadas, como as versões anteriores, que são ainda mais avançadas em termos de capacidade de geração de texto e compreensão do idioma.
O GPT-4 é uma versão avançada dos modelos anteriores e que trouxe um conjunto de melhorias face aos modelos antecessores. Capacidade de compreensão da linguagem natural, geração de texto e capacidade de “raciocínio”, foram algumas das novidades.
No mais recente episódio do podcast de Lex Fridman, Sam Altman referiu-se ao GPT-5 e, embora tenha optado por não fornecer muitos detalhes, deu a entender que o salto em relação ao GPT-4 será brutal. Segundo o CEO da OpenAI, a empresa vai lançar o novo modelo de IA ainda em 2024.