A Google aposta constantemente na segurança do Chrome e dos seus utilizadores. Este é o browser mais usado na Internet e como tal deve ter aplicadas as mais recentes e mais robustas proteções. Agora a gigante das pesquisas revelou que o Chrome passará a proteger os utilizadores em tempo real graças à Navegação Segura da Google.
Ainda mais segurança para o Chrome
A Navegação Segura não é uma novidade da Google. Este serviço da empresa está presente há já vários anos no Chrome, mas funciona silenciosamente. Esta segurança está sempre presente e mostra aos utilizadores alertas quando deteta situações anormais no browser.
Claro que a aposta nesta medida tem continuado e as novidades não param de chegar, ainda que nem sempre sejam visíveis e possam ser usadas diretamente. É algo que está em fundo e que avalia a segurança dos sites visitados pelos utilizadores.
Navegação Segura agora em tempo real
A grande novidade é que esta proteção da Navegação Segura da Google passa a ser realizada em tempo real e com muito mais possibilidades de encontrar problemas. Até agora funcionava com uma base de dados local, atualizada a cada 3o minutos, mas irá passar a consultar diretamente os servidores da gigante das pesquisas.
Agora, o modo de proteção padrão para o Chrome no desktop e iOS verificará os sites na lista de sites maliciosos conhecidos dos servidores da Google em tempo real. Se existir suspeita de que um site represente um risco para os utilizadores ou os seus dispositivos, surgirá um aviso com mais informações. Ao verificar os sites em tempo real, a Google espera bloquear 25% mais tentativas de phishing.
Google quer proteger os utilizadores
Este novo recurso, que também será lançado no Android ainda este mês, usa criptografia e outras técnicas de melhoria de privacidade para garantir que nem a Google sabe que sites são visitados. Embora isso exija alguma potência adicional do Chrome, a ideia é garantir que a experiência de utilização permaneça rápida.
A Google revelou que a Navegação Segura do Chrome já protege mais de 5 mil milhões de dispositivos, defendendo-os contra ataques de phishing, malware, software indesejado e muito mais. Na verdade, a Navegação Segura avalia mais de 10 mil milhões de URLs e arquivos todos os dias, mostrando mais de 3 milhões de avisos aos utilizadores sobre possíveis ameaças.