O Google vai impulsionar uma pequena revolução tecnológica, ao anunciar um prémio de 30 milhões de dólares pela construção de aparelhos não tripulados com destino à Lua.
O objetivo é “sonhar” com a realidade de explorar o solo lunar. Em jogo estarão milhões de dólares que poderão ser o arranque necessário para esta nova ideia de “expansão”.
O «Google Lunar X Prize», como é designado, destina-se a empresas privadas e organizações não governamentais, estando em jogo 30 milhões de dólares, cerca de 21 milhões de euros.
O valor dos prémios encontra-se distribuído por objectivos, prevendo-se 20 milhões de dólares para o primeiro grupo capaz de enviar à Lua um veículo de exploração não tripulado, capaz de realizar um percurso de 500 metros de extensão na superfície do satélite e transmitir imagens vídeo, até 31 de Julho de 2012.
Esse valor, desce para 15 milhões de dólares se a «missão» não for concluída a tempo, existindo um prolongamento até 31 de Dezembro de 2014.
De resto, estão previstas bónus de cinco milhões de dólares para a realização de tarefas, como recolher relíquias das missões lunares do projecto Apolo, detectar água em estado gelado ou manter o veículo em funcionamento na superfície lunar mais que uma noite.