Pplware

GitHub já começou a guardar no Ártico todo o código aberto que existe

O GitHub concentra nos seus repositórios a grande maioria dos projetos de código aberto que existem na Internet. De forma gratuita, oferece a estes programadores um local para poderem ter o seu código armazenado e versionado.

Este serviço quer ir mais longe e iniciou há alguns meses o projeto GitHub Archive Program. Vai guardar por 1000 anos, e em local protegido, todo o código aberto que tem armazenado. Se até agora eram apenas preparações, o primeiro passo foi finalmente dado.


O futuro do código aberto está garantido

O GitHub parece dedicado a garantir a preservação de toda a informação que os seus serviços albergam. Para além da vertente paga que tem disponível, tem também armazenado de forma gratuita um conjunto muito alargado de código aberto e de projetos que usam essa filosofia.

É este código que o GitHub Archive Program quer guardar num local isolado e protegido do Ártico. Desta forma vai conseguir garantir a preservação deste código por 1000 anos, de forma segura e protegida. Claro que o vai alargar a outros repositórios públicos e assim fazer uma recolha ainda mais alargada.

O GitHub vai guardar esta informação

O primeiro momento real deste projeto aconteceu esta semana, quando o GitHub fez a primeira recolha de informação na Internet e a encaminhou para armazenamento. Muitas mais recolhas vão ser feitas nos próximos 2 meses para obter o código necessário.

Após este período de recolha de dados, este código vai ser transportado para o local definido no Ártico. Este usará uma mina de carvão abandonada, a 250 metros de profundidade. Os dados vão sr armazenado em bobines de filme com mais de 200 quilómetros, preparadas para este fim.

Armazenado no Ártico longe da ação humana

Os testes iniciais, destinados a avaliar o tempo máximo de armazenamento, apontavam para uma duração de mil anos. Vão ser adicionadas ao Arctic World Archive, que pretende armazenar alguns elementos essenciais do nosso planeta, como um conjunto alargado de sementes.

Está assim garantida a preservação para as gerações futuras de todo este código essencial à Internet e a todos os que nela navegam todos os dias. Protegido, longe da ação humana, conseguirá ser mantido por, pelo menos, 1000 anos.

Exit mobile version