O Facebook tem uma veia filantrópica muito grande e quer levar a Internet a todas as partes do planeta. Para isso tem vários planos em curso, em várias áreas.
Algo que passará a motivar os seus funcionários, fazendo-os vivenciar as experiências de utilização em alguns locais do mundo, é o forçar de uma redução da velocidade da Internet. Com esta mudança será mais simples perceber problemas nas suas aplicações.
A partir de agora, e às terças feiras, os funcionários do Facebook vão passar a ter a possibilidade de usarem a rede social de uma forma mais real e similar às que existem nos mercados emergentes.
Sempre que se autenticarem com as suas contas estes utilizadores vão ver surgir no topo da barra de feeds a opção de limitarem as suas ligações a 2G, garantindo que limitam as suas possibilidades de usar as aplicações e a página do Facebook, conseguindo assim detectar pontos de falha e oportunidades de melhoria.
For that next hour, their experience on Facebook will be very much like the experience that millions of people around the world have on Facebook on a 2G connection.
They’re going to see the places that we need to improve our product, but they’re also going to see the places where we have made a lot of progress.
Se a maioria dos utilizadores da rede social mais famosa e usada da Internet lhe acede com velocidades elevadas, mesmo em dispositivos móveis, nos mercados emergentes estas velocidades não existem ainda e o acesso é feito por 2G, onde uma página web pode demorar até 2 minutos a carregar.
A ideia do Facebook é dar a todos os seus funcionários a possibilidade de testarem e vivenciarem cenários em que o acesso à rede é limitado e apresenta limitações técnicas, obrigando-os a encontrar formas de melhorarem e optimizarem todas as formas de acederem ao Facebook.
Depois de criarem melhorias nas suas aplicações, que detectam de forma imediata a velocidade de acesso à Internet e que ajustam os conteúdos apresentados em função disso, o Facebook quer agora trazer os seus funcionários para fora dos cenários idílicos e perfeitos, onde a velocidade da Internet é elevada, mostrando-lhes uma realidade a que não estão habituados.
Esta é uma mudança que não melhorará apenas o acesso ao Facebook nesses mercados emergentes, mas que será aproveitada por todos, que mesmo com velocidades “normais” passará a ser ainda mais rápida e optimizada.