Como é sabido, o Facebook é a rede social mais popular do Mundo, acedida e utilizada pela maioria das pessoas. Nele depositamos e partilhamos as nossas mensgens, notícias, artigos, imagens, fotos, vídeos, interesses, eventos, entre outros. E todos esses conteúdos fazem parte das nossas experiências. Seria bom se os pudessemos guardar para recordar o que foi dito e partilhado. Agora é possível com o Fonicle!
O Fonicle é um serviço que, de forma gratuita, compila todo o conteúdo da nossa conta do Facebook como fotografias, frases e comentários, em ordem cronológica, para formato PDF. O serviço também gera todo o conteúdo para formato livro em papel, mas aí o utilizador terá que pagar os gastos.
O processo é bastante simples, e podemos ainda especificar e escolher quais os dados e datas a incluír no documento, que demora cerca de 24horas a ser criado e enviado para o nosso e-mail.
Para saberem como obter todo o conteúdo da vossa conta do Facebook PDF, aqui fica um pequeno tutorial:
Passo 1: Aceder à página do Fonicle aqui.
Passo 2: permitir aceddo do Fonicle à conta do Facebook aqui.
Passo 3: Clicar em “Create My Fonicle”. E podem verificar que o serviço apenas pode recuperar mensagens de status até Junho de 2009. Podem também, se desejarem, criar uma compilação do Facebook de alguém e oferecê-la a essa mesma pessoa.
Passo 4: Indicar as carecteristicas para o PDF/Livro em Features.
Passo 5: Em Customize it, personalize as datas que devem aparecer na sua compilação.
Passo 6: Para terminar, clicar em Finish!
Passo 7: Fazer Like e clicar em Send me my eBook. O preview do vosso livro ser-vos-á apresentado, juntamente com o valor a pagar. Para terem a vossa compilação em PDF sem qualquer custo adicional, basta fazerem Like, e, seguidamente em Send me my eBook, e receberão a mensagem “Thanks your ebook will be generated within 24hrs and emailed to you.
Veja demonstrações do Fonicle finalizado aqui.
Este é um serviço bastante interessante e útil, uma vez que nos permite guardar e recordar momentos passados, partilhados, vividos, comentados que já nem lembrávamos. Pode mesmo ser considerado como um álbum da nossa vida digital.
Guarde as suas memórias!