Infelizmente, Verão não é sinónimo de férias e de descanso para toda a gente. Milhares de homens e mulheres trocam os óculos de sol e o protector solar pela farda de bombeiros e arriscam a vida para salvar as florestas e, a cima de tudo, as populações que são ameaçadas pelos incêndios todos os Verões.
Este ano, parece que a “época de incêndios” está oficialmente aberta e há um serviço que lhe mostra, em tempo real, os incêndios activos em Portugal e que permite acompanhar a sua evolução.
Fogos.pt é um serviço que lhe permite saber, em tempo real, todas as ocorrências de incêndios com a respectiva localização e estado do incêndio.
O estado das ocorrências é classificado por cores que podem ser, desde Ocorrência Significativa, Vigilância, Em Resolução, quando não há perigo de propagação para além do perímetro já atingido, Em Curso, quando o incêndio se encontra em evolução sem limitação de área, entre outras situações.
O serviço é actualizado de dez em dez minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Além das informações já descritas, o utilizador poderá ainda saber quais os meios que foram deslocados para a ocorrência, nomeadamente, o número de bombeiros, de carros e até de meios aéreos, bem como a data e hora de início.
Além de estar disponível online, através do site fogos.pt, o serviço ainda se encontra disponível através de uma aplicação para Android e iOS. Com as aplicações móveis é possível definir notificações de alerta sempre que deflagrar um incêndio no seu distrito.