Com cada vez mais serviços assentes na Cloud, é normal que empresas como a Mozilla a queira também usar. Para isso criou o Firefox Send para permitir aos utilizadores do seu browser partilhar ficheiros de forma simples.
Este serviço foi agora fechado por estar a ser usado para campanhas de malware e para atacar os utilizadores. Não deverá ser uma decisão definitiva e a Mozilla promete estar a trabalhar para o tornar melhor.
Mozilla fechou o seu serviço de partilha de ficheiros
Apresentado em 2017, o Firefox Send prometia aos utilizadores uma forma simples, rápida e principalmente segura de partilha de ficheiros. Apesar do nome, não obrigava à utilização do browser da Mozilla e era uma solução aberta a todos os utilizadores.
A Mozilla resolveu agora colocar este seu serviço em pausa e apostar em melhorá-lo. Deixou de estar disponível e do que se sabe a razão estará associada à sua utilização para a disseminação de malware entre os utilizadores, algo que não era suposto.
Firefox Send era usado para partilhar malware
Não se sabe muito sobre esta utilização para a disseminação de malware, mas existem já vários casos documentados. Esta era uma utilização naturalmente abusiva e que permitir usar o Firefox Send para enviar ficheiros infetados para os utilizadores.
Os atacantes usavam as funcionalidades de segurança deste serviço para se protegerem e garantirem que não eram detetados. Ao serem armazenados cifrados, são impossíveis de detetar. Assim, bastava enviar os links do Firefox Send e tudo acontecia depois nos PCs das vítimas.
Irá voltar em breve o Firefox Send
Por outro lado, este serviço da Mozilla tem a vantagem de permitir que os links tenham uma vida curta e assim não sejam detetados. Por outro lado, os links enviados são originados de um domínio normalmente confiado, o que o faz escapar à deteção das soluções de segurança.
Não há por agora uma data para que o Firefox Send esteja de volta. A Mozilla deverá procurar torná-lo melhor e mais seguro para os utilizadores, evitando que seja usado para partilhar malware e outros tipos de ataques.