Pplware

Fibra ótica: Novo chip transmite 1,84 petabits da dados por segundo

A evolução das redes de comunicação é bem visível. Se há uns anos tínhamos internet lenta, na ordem dos Kbps ou Mbps, hoje tudo é diferente. No entanto, as plataformas digitais, os serviços estão também cada vez mais exigentes e trabalha-se/investiga-se para que a internet seja ainda mais rápida.

De acordo com informações recentes, há um novo chip que consegue transmitir 1,84 petabits da dados por segundo.


1,84 petabits de dados foram transmitidos através de um cabo de fibra ótica

Todos nós queremos ter uma internet ainda mais rápida e a verdade é que existe já tecnologia para isso. Um novo chip garantiu a transmissão de 1,84 petabits de dados por segundo através de um cabo de fibra ótica, segundo informou um artigo do News Scientist na passada quinta-feira.

Com esta capacidade e para se fazer uma comparação, é possível fazer o download de 230 milhões de fotografias em apenas um segundo. O projeto foi liderado por Asbjørn Arvad Jørgensen na Universidade Técnica da Dinamarca em Copenhaga.

Para conseguir tal feito, foi revelado que…

Primeiro, a equipa dividiu o fluxo de dados em 37 partes, cada uma das quais foi enviada para um núcleo separado do cabo de fibra ótica. Em seguida, cada um desses canais foi dividido em 223 blocos de dados que existiam em fatias individuais do espectro eletromagnético. Esse ‘pente de frequência’ de picos de luz equidistantes em todo o espectro permitiu que os dados fossem transmitidos em cores diferentes, ao mesmo tempo, sem interferências, aumentando significativamente a capacidade de cada núcleo.

Os 1,84 petabits por segundo foram transmitidos por 7.9 km de cabo de fibra ótica. Tal significa, que a usar-se, não será apenas uma tecnologia para redes locais.

Esta nova investigação estabelece um recorde de transmissão usando um único chip de computador como fonte de luz. A tecnologia pode ajudara na redução de custos de energia, ao mesmo tempo que a largura de banda aumenta drasticamente.

Exit mobile version