Foi apanhado em Portugal, mais concretamente em Gaia, um pirata informático russo que adquiriu nacionalidade portuguesa. A denúncia foi feita pelo FBI. Segundo algumas revelações, o pirata vendeu dados de cartões de crédito de mais de mil pessoas, na sua maioria cidadãos nacionais.
Denúncia foi feita pelo FBI! Pirata informático está em prisão preventiva
Sergey Gusev, de 43 anos, integrava um grupo internacional e foi alvo de uma investigação conjunta da PJ e do FBI, segundo revela o Jornal de Notícias. A denúncia foi feita pelo FBI, tendo sido possível, às autoridades nacionais, identificar o fórum onde o suspeito geria os dados furtados que seriam posteriormente usados em fraudes.
De acordo com a polícia norte-americana, o suspeito geria o fórum Verified Forum, acessível através da “clearnet” (internet generalizada acessível através de motores de busca generalizados), quer através da “darknet” (usando a rede TOR, usualmente utilizada para atividades criminosas). A rede Tor é uma das armas mais eficazes contra a censura e contra o bloqueio de informação. Permite uma capa de anonimato muito importante em muitas situações e por isso acaba por ser uma ferramenta única.
Numa busca domiciliária realizada em maio, a PJ apanhou o pirata informático com informações digitais sobre milhares de transações ligadas à plataforma. O suspeito sempre negou ter conhecimento das mesmas.
Sergey Gusev encontra-se atualmente em prisão preventiva tendo o juiz invocado perigo de fuga e de perturbação do inquérito para justificar a aplicação da medida de coação.