Pplware

EUA: É o fim da neutralidade da Internet! E agora?

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre a neutralidade da Internet, uma vez que alguns operadores de comunicações têm “forçado” o fim da mesma. Nos Estados Unidos da América a neutralidade da Internet foi hoje a votação e o resultado foi o que a maioria não queria… a neutralidade a Internet nos Estados Unidos acabou! E agora?


A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) anunciou hoje que acabou a neutralidade da Internet naquele país, uma “lei” do tempo da presidência de Barack Obama. O fim da neutralidade da Internet foi decidida por Ajit Pai, um republicano escolhido por Donald Trump numa votação com três votos a favor e dois contra.

O que é a neutralidade da Internet?

Falar em neutralidade da Internet é falar sobre algo neutro, onde tudo é igual! Com o fim da neutralidade da Internet as operadoras passam a poder definir o seu negócio no mundo da Internet. Por exemplo, a partir de agora, as operadoras de telecomunicações poderão vender pacotes de Internet que apenas permitem o acesso a determinados conteúdos (tal como acontece nos serviços de pacotes de TV).

Mas o fim da neutralidade da Internet pode ter também reflexo ao nível da largura de banda, que será mais limitada para quem pagar menos! Quem precisar de mais largura de banda para fazer downloads mais rápidos terá de pagar mais. Resumindo, com o fim da neutralidade da Internet, este serviço público deixa de ser de acesso livre e igual para todos os utilizadores.

Como justificação, as operadoras insistem que, desta forma, conseguirão melhores receitas que ajudarão a melhorar as infraestruturas e assim beneficiar todos os consumidores.

E em Portugal?

Portugal segue as diretivas da União Europeia que defendem a neutralidade da Internet. No entanto, existem operadoras que já disponibilizam pacotes de serviços que, mediante o pagamento de um valor mensal, permitem o acesso ilimitado a vários serviços na Internet como, por exemplo, Facebook, Instagram, etc.

No que diz respeito à limitação em termos de largura de banda, para acesso a determinados sites ou serviços online, para já não existe conhecimento que alguma operadora nacional esteja a manipular a velocidade de acesso.

Concorda com o fim da Neutralidade da Internet?

Exit mobile version