A utilização da Internet pelos jovens é cada vez mais uma constante. A imagem que hoje temos dos mais novos é a de estes estarem constantemente agarrados ao telemóvel.
Mas… há um lado negro nesta realidade e um recente estudo verificou que um quarto dos jovens tem problemas relacionados com a utilização da Internet.
Preocupa-lhe o uso desmedido da Internet pelos jovens? Pois tudo indica que é mesmo um tema para nos preocupar pois esta utilização já começa a trazer consequências mais graves.
O estudo denominado Comportamentos Aditivos aos 18 anos, divulgado nesta quarta-feira, 26 de junho, e levado a cabo pelo SIDAC (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), chegou a algumas conclusões preocupantes, entre elas a de que cerca de um quarto dos jovens assume ter tido algum problema relacionado com a utilização da Internet nos 12 meses anteriores.
1/3 dos jovens começou a utilizar a Internet antes dos 10 anos
O estudo concluiu ainda que 34% dos jovens inquiridos indica ter começado a utilizá-la antes dos 10 anos de idade. Por sua vez, 57,5% iniciou-se entre os 10 e os 14 anos e 7,2% começou a partir dos 15 anos.
Nos resultados obtidos não se verificou uma diferença significativa entre rapazes e raparigas.
Rendimento na Escola/Trabalho é o mais afetado pela Internet
O estudo também pretendeu saber quais as áreas mais afectadas pela utilização da Internet pelos jovens. Assim, entre os problemas mencionados, 15,6% indica que afeta o rendimento na escola ou no trabalho. Além disso, 11,5% refere mal-estar emocionalmente e 9,6% menciona problemas com comportamentos em casa.
Outros problemas referidos, associados à sua utilização pelos jovens:
Muitos jovens jogam até 3 horas por dia
O jogo eletrónico é igualmente uma preocupação. Segundo o estudo, uma grande parte dos jovens joga até 3 horas por dia. Além disso, isto acontece durante a semana ou ao fim de semana.
Em termos de percentagem, ao fim-se-semana 23,5% indica jogar até 1 hora por dia. Já 14,7% joga 2 a 3 horas por dia. Esse valor em dias da semana é, respetivamente 18,7% e 14,3%.
Se verificarmos os gráficos acima, constamos que ainda há uma percentagem, mesmo que mínima, de jovens que assume jogar mais ou mais horas por dia, 8% aos fim-de-semana e 9,7% em dias úteis.
No gráfico seguinte podemos verificar a percentagem anual entre 2015 a 2016 dos inquiridos que assumem jogar 6 ou mais horas por dia, cujos resultados parecem manter-se estáveis.
A nível geral os rapazes jogam mais do que as raparigas
Maioria dos jovens acede à Internet através do Computador Portátil
Inquiridos sobre o equipamento que utilizam para aceder à web, a maioria dos jovens indica o Computador Portátil (63%), seguido do smartphone/telemóvel.
Grande parte dos jovens afirma que utiliza a Internet para aceder às redes sociais e fazer pesquisas.
Muitos jovens compram droga pela Internet
Um outro resultado concluído pelo estudo é que 4% dos jovens afirma já ter comprado cannabis pela Internet, o que corresponde a 14% de consumidores desta droga, neste período.
Por outro lado 23% afirma já ter comprado opiácios pela Internet e 20% refere a compra de alucinogénios também por esta via.