Na Internet, a associação do termo motor de busca há muito que está feita a apenas um grande nome. É incontornável e dificilmente mudará num futuro próximo.
No entanto esse motor de busca não é o único a prestar o seu serviço de pesquisa para a Internet e os que ainda se mantêm começam agora a ganhar alguma visibilidade e usabilidade, grande parte por culpa de casos que vão surgindo na Internet.
O DuckDuckGo, um motor de pesquisa alternativo, noticiou agora que as pesquisas efectuadas pelos seus utilizadores ultrapassaram o número de mil milhões durante o ano de 2013.
O DuckDuckGo orgulha-se de ser completamente diferente do motor de pesquisa da Google no que toca à privacidade e à entrega de resultados sem qualquer tipo de filtragem ou com qualquer tipo de publicidade.
Precisamente por esta razão o DuckDuckGo viu o seu número de utilizadores aumentar durante o ano que passou.
A sua fama de isenção e de não recolha de dados levou a que fosse eleito como o browser a ser usado após o surgimento do escândalo revelado por Edward Snowden e que envolvia a NSA e alguns gigantes da industria.
Após o surgimento de todas as revelações e do suposto envolvimento da Google e da Microsoft neste caso, a média de pesquisas diárias no DuckDuckGo subiram de 1.8 milhões para valores na ordem do 4 milhões.
In 2013, over one billion searches were made on DuckDuckGo. Needless to say, it was a great year for us.
O somar destes números, durante o ano de 2013, levou a que o DuckDuckGo crescesse para números muito acima do que a sua equipa esperaria.
No total foram mais de mil milhões de pesquisas foram feitas neste motor de pesquisa, com o principal salto a surgir após a associação dos nomes da Google e da Microsoft, com o Bing, ao escândalo NSA.
Se a esse número somarmos ainda a utilização da API do DuckDuckGo e os bots que foram detectados, o número de buscas dispara e chega até perto dos 7 mil milhões.
Legenda
- A – Publicação no site DontTrack.us
- B – Publicação no SF billboard
- C – Publicação no site DontBubble.us
- D – Presença na lista do Top de 50 websites
- E – Investimento da USV
- F – Mudança de imagem
- G – Mudança da Política de Privacidade da Google
- H – Publicação no site do Washington Post
- I – Revelações de vigilância NSA
O ano de 2013 foi de crescimento para o DuckDuckGo, graças ao que se sabe, mas destes muitos novos utilizadores acabaram por ficar a usar este motor de pesquisa da Internet.
A DuckDuckGo promete algumas novidades para 2014 e principalmente compromete-se a manter o seu serviço com a mesma qualidade e isenção.
Os números apresentados impressionam e mostram que ainda existe espaço para outros motores de pesquisa que não a Google ou o Bing, mas estas pequenas empresas mais pequenas precisam de muito trabalho e de alguns escândalos para poderem mostrar o que valem.