Pplware

Empresa portuguesa Tekever vai fornecer drones às tropas ucranianas

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia continua a ser uma realidade e o Ocidente continua no seu suporte  à Ucrânia. Segundo relações recentes, a empresa portuguesa Tekever vai fornecer drones às tropas ucranianas.


TEKEVER deverá fornecer o AR3

A TEKEVER é um grupo empresarial português criado em Portugal em 2001, em Lisboa, por ex-alunos do Instituto Superior Técnico, cuja atividade se centra no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança.

Depois dos famosos drones portugueses TEKEVER AR1 Blue Ray, dos quais a PSP tem alguns exemplares, o grupo TEKEVER apresentou o novo RPAS (Remotely Piloted Aerial System) AR5 Life Ray Evolution, principalmente concebido para operações marítimas. Agora a Tekever revelou que vai fornecer drones às tropas ucranianas.

Numa resposta enviada à Lusa, a Tekever referiu que, “por razões de segurança”, está muito limitada na informação que pode transmitir, mas confirmou que ‘drones’ da empresa portuguesa estão presentes no vídeo partilhado esta semana nas redes sociais pelo Ministério da Defesa do Reino Unido sobre o equipamento militar que está a ser fornecido às tropas ucranianas através do Fundo Internacional para a Ucrânia (IFU).

O fabricante português de ‘drones’ indica que o vídeo do Ministério da Defesa do Reino Unido incluiu imagens de um ‘Tekever AR3’, que é utilizado para operações de longa duração, que podem chegar às 16 horas e possui um sistema em que o operador pode facilmente escolher qual configuração a usar para cada missão específica.

Exit mobile version