Pplware

Top das linguagens de programação mais populares! Saiba qual é a grande surpresa

Uma das principais ferramentas de quem trabalhar na Internet e em todas as funções associadas são as linguagens de programação. Estas têm filas e filas de seguidores, que as usam de forma natural para criar ferramentas e serviços únicos.

Claro que é sempre interessante conhecer quais as que mais atraem os programadores e até os empregadores. O Top da IEEE surgiu agora e mostrou quem domina nesta área. Há também uma curiosidade…


Cada programador tem as suas linguagens de programação favoritas e que usam para desenvolver o seu trabalho. Estas não representam sempre o que o mercado procura, mas mostram também quais têm evoluído e podem ser as propostas de futuro.

Python domina a lista do top da IEEE

O top mais recente que a IEEE apresentou coloca no topo o Python, mas é seguido de perto pelo C. A popularidade combinada do C e das grandes linguagens semelhantes – C++ e C# – superaria o Python por alguma vantagem. O Java também continua popular, assim como o Javascript.

Este último é impulsionado pela complexidade cada vez maior de sites e ferramentas nos browsers. Vale destacar que em alguns casos, o mais usado agora é deliberadamente a simplificação de sites estáticos construídos apenas com HTML e CSS simples.

SQL no topo do ranking de procura

Entre os crescimentos de popularidade mais fortes está o SQL. Este está em primeiro lugar no Top associado a empregos. A força do SQL vem da procura de profissionais que dominem SQL. De referir que SQL é uma linguagem de consulta estruturada. No ranking aparece também o HTML que é uma linguagem de marcação e para a existe uma procura de profissionais.

A vantagem do SQL  resulta da forma como esta pode ser usada com outras linguagens de programação. Muitas apps envolvem uma camada de front-end ou middleware que comunicam com uma base de dados back-end, e assim ao dominar estas facilitam o processo de criação.

Esta pode não ser uma lista que gere consenso, mas resulta de uma análise criteriosa da IEEE. As suas fontes de dados e a metodologia é conhecida, focando-se no que é pedido aos programadores nas propostas de emprego, em especial no que toca às linguagens de programação.

Exit mobile version