Todos nós temos a noção dos riscos a que estamos sujeitos quando navegamos na internet. Para garantir a nossa segurança, a maioria dos serviços usa protocolos fortes que têm como principal base técnicas de encriptação.
O serviço que apresentamos hoje chama-se eduVPN e permite o acesso remoto seguro à comunidade académica portuguesa (e não só).
O que é uma VPN?
Uma VPN é:
- Virtual– informação para uma rede privada é transportada “em cima” de uma rede
- Privada– A comunicação é cifrada, de forma a manter a confidencialidade dos dados ponto a ponto.
Quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas (por exemplo um vendedor estando ligado à Internet, pode estabelecer uma VPN para a empresa e assim aceder ao sistema interno sistema de stocks/encomendas, como se estivesse fisicamente ligado a rede local da empresa, para consultar ou registar algum tipo de informação de uma forma segura).
eduVPN – A VPN para estudantes e funcionários
O eduVPN é um serviço de VPN (Virtual Private Network) desenvolvido pela GÉANT e dirigido à comunidade internacional de investigação e educação e promovido em Portugal através da Unidade FCCN.
O objetivo do serviço é fornecer um acesso mais seguro a redes públicas e privadas para a comunidade de investigação e educação. A experiência essencial do utilizador eduVPN deve ser: “abra o seu laptop e esteja online com segurança”.
O eduVPN pode ser implementado principalmente em dois cenários:
- Acesso seguro e com privacidade nas redes públicas
- Fornecendo gateways seguros de acesso a redes de confiança, às quais o utilizador final pode criar túneis de ligação, caso esteja a usar redes não seguras (por exemplo, em particular, pontos de acesso Wi-Fi públicos).
- Acesso a redes privadas:
- Trata-se de uma solução “VPN corporativa”, na qual o utilizador final pode aceder a recursos na rede interna da sua instituição. Nesse caso, o eduVPN possui funcionalidades semelhantes às de um típico concentrador VPN. O serviço também pode ser usado para ligar diferentes campus ou redes (VLANs) numa única
O serviço eduVPN foi desenvolvido especificamente para a comunidade académica. Através deste é criado um túnel que protege o tráfego de dados de olhares indiscretos, mesmo quando não navegamos numa rede segura.