Pplware

E se a Google gravasse o seu histórico de localizações?

É um dado adquirido que a privacidade torna-se a cada dia que passa mais utópica. Mas com a crescente proliferação das mais variadas aplicações para smartphones, tablets e dispositivos afins torna-se difícil saber o que é que cada uma faz concretamente. Ora os utilizadores de aplicações Google, do Gmail ou outras, em smartphones ou tablets poderão ter uma surpresa: existe um arquivo, mais ou menos regular, que guarda as nossas localizações ao detalhe.

Apesar da aparente “invasão” além de ser possível consultar esses dados também é possível eliminá-los.

Histórico de localizações…. o Google sabe por onde anda

No caso de consulta há uma maneira fácil de o fazer, através do Google Maps é possível ver os últimos locais visitados. Mas claro, tudo irá depender de algumas configurações, ativadas ou não, e que estão vinculadas à conta do Google: relatórios de localização e história local.

Tal como previamente informado, a Google permite a desativação dessas configurações a qualquer momento, e até mesmo oferece instruções passo a passo.

Para os mais curiosos fica o passo a passo que é muito simples:

Os leitores devem ter em atenção que alguma da informação guardada irá de imediato ser mostrada enquanto noutros dias pode não aparecer absolutamente nada, tudo vai depender se e quando o seu telefone gravou a localização para os aplicativos tipo o Google Maps.

Do nosso ponto de vista a forma mais simples de visualizar as diversas deslocações no mapa é escolher um conjunto de dias na opção MOSTRAR, onde, por exemplo, como se vê na imagem acima tem muitas das localizações que fiz nesses 15 dias. Além da opção de mapa é também possível usar a vista de satélite.

Neste site é possível eliminar tanto o histórico do dia como a totalidade do mesmo. Quem pretender deixar de enviar as informações de localização deverá consultar o guia passo-a-passo fornecido pela própria Google através DESTE LINK.

Exit mobile version