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E-goi – Como criar facilmente uma Newsletter (Parte II)

São já 47 as edições da Newsletter do Pplware. Todas as segundas e quintas-feiras seleccionamos as melhores notícias, as melhores dicas e as melhores novidades do mundo da tecnologia que foram lançadas aqui no site, para que os nossos leitores não percam nada deste fantástico universo. E, para que tal aconteça, contamos com a ajuda da plataforma E-goi.

No seguimento de um pequeno guia que lhe deixámos com alguns tópicos essenciais para a criação simples de uma Newsletter, hoje apresentamos-lhe novas funcionalidades que se revelam essenciais no processo de criação e envio da mesma.

Toda a gestão de subscritores, edição e envio da Newsletter é feita através da E-goi. A plataforma é bastante intuitiva, apetrechada de opções e funcionalidades e é em língua portuguesa.

No artigo anterior explicámos alguns conceitos básicos de como iniciar uma Campanha de E-mail, que pode ir desde uma Newsletter, a uma campanha de saldos, um comunicado ou um simples e-mail de parabenização, entre muitas outras opções pré-definidas. Há que ter em conta que, apesar de existirem modelos que facilitam a criação das campanhas, o utilizador também pode usufruir de uma “folha” em branco para dar largas à sua imaginação e criás-la de raiz.

Mas foquêmo-nos apenas num modelo de Newsletter como exemplo e vejamos algumas funcionalidades que serão essenciais tanto na criação como no envio da mesma.

 

1. Opções da campanha

Escolhido o modelo pretendido, existem algumas Opções da campanha que deverão ser editadas.

Todos os campos da imagem acima deverão ser preenchidos de forma correcta e que se adapte da melhor forma a cada caso. O destaque que fazemos vai para a definição de um Assunto, será o assunto que o receptor verá na sua caixa de e-mail e ainda para o conteúdo do Cabeçalho e do Rodapé, para o qual deverão ser escolhidos vários links de acção, com o intuito, se for o caso, de propagação da Newsletter:

Gravada esta acção, e tendo em conta que todos os processos da primeira parte deste artigo já foram efectuados, é importante introduzir boas imagens ao conteúdo.

 

2. Imagem

Em primeiro lugar, deverá ter já seleccionadas as imagens que pretende incluir na Newsletter e gravadas no seu computador. Em seguida, escolhe o campo onde pretende adicionar a imagem e, do lado esquerdo do ecrã, surgirão várias opções de edição da mesma.

Para adicionar uma nova imagem à sua Newsletter terá que clicar em Nova imagem > Carregar (+). Procure a imagem pretendida nas suas pastas e seleccione-a. Ela ficará no local pretendido.

É de notar que as imagens não necessitam de ser introduzidas em nenhum tamanho específico, elas são automaticamente redimensionadas e podem ser recortadas e editadas dentro da plataforma.

A colocação de links associados à imagem não deve ser esquecida. E, além da adição de links simples, a imagem pode ainda ser mapeada e receber vários links em pontos diferentes, ou adicionar um link directo para um e-mail.

Tratadas as imagens, há que passar ao texto.

 

3. Títulos e texto

Aqui não existem, na verdade, grandes truques. Ao seleccionar o campo onde quer introduzir o texto, surgirá, mais uma vez do lado esquerdo, os menus de edição de texto longo, sendo assim possível editar de forma individual qualquer porção do texto. Podendo ser inseridos links, alteradas cores, justificação do texto, e ainda a própria caixa de texto.

 

4. Adicionar novos elementos

Os modelos básicos pré-definidos na Newsletter não são estáticos. Eles apenas servem de “guia” para a sua elaboração, mas pode ser adicionada uma série de outros elementos que respondem às diferentes necessidades de cada utilizador, bem como removidos elementos inclusos que não façam falta.

Ao passar com o cursor do rato sobre os vários elementos da Newsletter, no canto superior direito do elemento surgem 4 opções básicas de edição rápida:

Ao seleccionar a opção de adicionar um novo elemento surge uma janela com várias opção possíveis, que poderão ir desde um novo conteúdo a novas colunas. Depois é só seleccionar o elemento pretendido e passar à sua edição e formatação, que poderá passar pela introdução de outros novos elementos.

 

5. Testes

Antes de enviar a Newsletter é necessário conferir se está tudo correcto, e de entre os vários testes possíveis destacamos os dois mais relevantes: antever e entrega.

Em Antever o editor poderá perceber como é que a Newsletter irá surgir nas diversas versões possíveis de visualização:

A Entrega permite que uma versão de teste seja enviada até 5 contactos de e-mail diferentes, que poderá servir para que seja feita uma revisão por parte de outros elementos, além do editor.

 

6. Envio

Ao clicar em Publicar/Enviar é necessário fazer uma análise ao código HTML e ao conteúdo, só depois desse procedimento é que se pode prosseguir com o envio. Em poucos segundos, a análise fica concluída.

Para finalizar o processo basta “responder” aos seguintes tópicos e prosseguir com o envio.

O serviço da E-goi pode ser experimentado gratuitamente e todas as dicas aqui deixadas, bem como na primeira parte deste artigo, poderão ser testadas por qualquer utilizador, basta que para tal efectue o seu registo na plataforma E-goi.

E-goi    

Subscrição: Newsletter Pplware  

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