Pplware

E a segurança? Função “Pessoas Próximas” do Telegram deixa localizar utilizadores

Uma das razões que leva os utilizadores a adotar o Telegram está na sua segurança. Com provas de que está acima de alguns concorrentes, garante a privacidade e a transmissão segura de informação sem que esta possa ser lida.

Este grau de privacidade parece estar agora comprometido, com uma simples descoberta. Aparentemente é fácil obter a localização exata de um utilizador recorrendo à funcionalidade Pessoas Próximas. Aparentemente o Telegram não o considera um problema.


Há uma falha de segurança no Telegram

Das muitas funcionalidades que o Telegram tem, a Pessoas Próximas é a que permite uma maior interação. Podemos facilmente encontrar pessoas fisicamente próximas, com quem conseguimos manter uma conversa, mesmo que não as conheçamos.

Este extra limita-se a dar ao utilizador a distância a que os outros contactos estão, sem oferecer uma localização precisa. A verdade é que parece ser simples ter acesso a esta, usando um processo simples e que recorre à triangulação.

Simples localizar utilizadores

É recorrendo a esta informação de distância que é possível determinar a posição de um utilizador do Telegram. O atacante só precisa de ter consigo uma app que altere a sua localização ou que se desloque num raio de 11 quilómetros.

Ao recolher a distância a que a sua vítima se encontra dos pontos que vai recolhendo, fica mais simples obter os dados. Assim, e com esta informação, é simples calcular a localização de qualquer outro utilizador de forma rápida.

Não foi estranhamente considerado um problema

Quem revelou este problema foi um investigador de segurança que já antes tinha detetado uma situação idêntica na app Line. Curiosamente, e ao reportar a situação, acabou por receber a indicação da equipa do Telegram de que este não era um problema, mas sim uma situação normal.

Não se sabe ao certo se e como esta falha estará a ser explorada, mas é simples identificar várias situações possíveis. Esta é uma situação que no passado surgiu com outros serviços, que a resolveram adicionando um número aleatório à distância apresentada. Resta saber como irá o Telegram resolver esta questão.

Exit mobile version