Quando falamos em CMS (Content Management Systems) costumamos associar de imediato às plataformas wordpress ou Joomla por serem as mais populares. Um CMS é um software orientado para a web, usado para organizar, gerir e facilitar a criação colaborativa de documentos, portais e outros conteúdos.
Hoje vamos conhecer mais um CMS opensource poderoso, o Drupal 7.
O que podemos fazer com o Drupal?
O drupal é um gestor de conteúdos e pode ser usado como plataforma para as mais variadíssimas situações. Através do módulos e templates disponíveis podemos criar sites ou blogs pessoais/negócio, criar sites de comércio electrónico, etc, tudo com base nesta fantástica plataforma.
Vejam o Drupal 7 em acção
Depois de um longo período de desenvolvimento, a equipa responsável pelo Drupal disponibilizou recentemente a versão 7 deste CMS. No que tocas às novidades, esta versão disponibiliza:
- Novo interface de Administração o que simplifica a gestão da plataforma;
- Uma API para renderização
- Introduz melhorias de usabilidade através da disponibilização de um novo instalador (mais simplificado)
- Mais flexível – Permite definir a sua estrutura de conteúdos e adicionar campos personalizados a conteúdo, utilizadores, comentários e mais. Mais de 800 módulos já disponíveis para Drupal 7;
- Mais escalável – Suporte a grandes quantidades de tráfego, graças às optimizações JavaScript e CSS melhoradas;
Tal como o Joomla ou WordPress, o Drupal tem como linguagem de programação base o PHP, tendo total suporte para Apache e MySQL.
Artigos relacionados