Falar do Dropbox aqui no Pplware é recordar e descobrir um vasto conjunto de ferramentas e de funções que achamos simplesmente fenomenais e obrigatórias. É uma forma diferente de ter um serviço simples, mas ao mesmo tempo imprescindível. São muitas e variadas as propostas que vos apresentámos para adicionar ao serviço principal.
Uma das que mais gozo me deu escrever, e porque é uma função inerente ao próprio serviço e que não foi com certeza planeada, foi a possibilidade de alojarmos pequenos sites. Não é difícil criar no Dropbox um site, mas agora ficou ainda mais fácil com o aparecimento do DropPages.
Se bem se recordam do que publicámos, bastava colocar os ficheiros html numa pasta pública e estavam expostos ao mundo. Era no entanto importante que quem o fizesse tivesse um mínimo conhecimento sobre html e, se pretendesse usar, sobre CSS. Existe sempre a limitação de não serem suportadas linguagens de compilação do lado do servidor, tais como o php ou outras.
Infelizmente o endereço que é disponibilizado para acesso ao vosso site é um pouco confuso e difícil de decorar. A solução proposta era criarem um endereço no bit.ly, o que na altura era óptima.
Por forma a contornar alguns destes problemas e para simplificar o processo de criação de sites dentro do DropBox, foi criado o serviço DropPages. Com este novo serviço o processo de criação de HTML deixa de ser necessário e os utilizadores apenar têm de criar ficheiros de texto, com recurso à sintaxe Markdown. Esta linguagem é parecida com a que é usada para criar páginas em Wikis e é extremamente simples de entender e de aplicar.
Por forma a dar alguma beleza imediata aos sites que vão criar e para vos retirar o processo de estarem a criar uma imagem do vosso agrado, são disponibilizados três templates que devem usar para criar o vosso site.
O processo de criação é extremamente simples. Em primeiro lugar descarregam um desses três templates e colocam-no numa pasta do vosso DropBox. O nome da pasta que criarem para partilhar com o DropPages é extremamente importante. Será esse o endereço que vai ser público para o vosso site. No nosso caso escolhemos pplware.droppages.com.
Depois de criada a pasta devem partilha-la com o serviço DropPages. Basta que adicionem o endereço server1@droppages.com à partilha e esperem que ele vos aceite.
Enquanto aguardam a resposta podem ir tornando o site mais a vosso gosto. Para isso acedam à pasta e preparem-se para editar os conteúdos. Existem dentro dessa pasta outras três que contêm o seguinte:
- Content – Aqui deverão colocar o vosso conteúdo. Um ficheiro por página e se pretenderem ter secções devem criar pastas e aí dentro colocar os ficheiros. Lembrem-se que deve sempre existir um ficheiro index dentro da pasta e das sub-pastas. Os ficheiros podem ter a extensão txt.
- Templates – Esta é a pasta onde está o template e todas as suas definições. Alberga o esquema das páginas que vão ser criadas. Podem alterá-lo para terem uma página mais personalizada.
- Public – É aqui dentro que está o vosso conteúdo público, tal como o CSS, o JavaScript e as imagens. Alterem o CSS se tiverem confiança para tal.
Ao receberem a mensagem a indicar que a partilha da pasta foi aceite pelo DropPage a vossa página está pública. Este serviço tem a vantagem de não necessitarem de qualquer conta ou acesso FTP, de terem várias cópias (no vosso PC, no DropBox e no DropPages) e de ser extremamente simples de criar ou editar as vossas páginas.
Testem o serviço e criem os vossos sites. Criem um para alojar as vossas fotos, o vosso CV ou apenas para partilharem com amigos o que bem entenderem. O Pplware testou e criou um pequeno site sem qualquer dificuldade. Acedam-lhe e vejam as potencialidades do DropPages. Demorámos 2 minutos a fazer o que ali podem encontrar.
Artigos relacionados: