Pplware

DroidDraw – Desenhe Layouts para aplicações do Android

Ultimamente tenho dedicado algum tempo ao desenvolvimento de aplicações para a plataforma Android. Como já tinha alguma experiência a nível de desenvolvimento em Java e alguns conhecimentos de  XML, apenas foi necessário adoptar mais algumas técnicas para começar a criar as primeiras aplicações.

Apesar do eclipse ser um fantástico editor para programação, na parte da construção de interfaces gráficos penso que poderia estar bem melhor. No entanto, para facilitar a construção de interfaces para dispositivos com Android, descobri recentemente o DroidDraw.

O DroidDraw é uma aplicação para que facilita a criação de interfaces para aplicações destinadas a plataforma Android. Basicamente apenas é necessário arrastar os componentes (ex. botões, EditText, Spinner, etc) e a aplicação encarrega-se de produzir o respectivo código XML. Em seguida, apenas é necessário copiar esse código e colá-lo no eclipse para começarmos a desenvolver a parte de código.

O DroidDraw foi desenvolvido em Java e funciona online. No entanto, existe também uma versão para desktop, disponível para os mais diversos sistemas operativos.

No site do projecto existem também alguns tutoriais que ensinam como trabalhar com o DroidDraw (ver aqui) e também algum código disponível para produzir aplicações simples.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [MacOS] DroidDraw [4MB]
Download: [Windows] DroidDraw [490KB]
Download: [[Linux] DroidDraw [458KB]
Homepage: DroidDraw

Exit mobile version