Pplware

Dois dias de utilização do Facebook Home

O Facebook iniciou-se recentemente numa nova área e está a tentar mudar a forma com que se utiliza um smartphone. Trata-se de um Launcher – gestor de Homescreens – e Ecrã de bloqueio para Android, que está oficialmente disponível apenas para o Samsung Galaxy S3/S4, Samsung Galaxy Note 2 e HTC One, HTC One X/X+, embora ainda não o esteja em Portugal. Está também disponível e pré-instalado no HTC First, também apresentado nesse evento.

Após dois dias de utilização desta nova interface, existem já condições para dar uma opinião sustentada. Conseguirá o Facebook Home mudar a forma como se utiliza o smartphone?!

Tal como já referido, o Facebook Home em conjunto com as apps Facebook e Facebook Messenger, cria agora uma nova forma de utilização desta rede social… apenas em smartphones Android. A integração do Facebook com o sistema está maior que nunca de tal forma que o Launcher – gestor de ecrãs e aplicações – é substituído por uma nova interface bastante moderna que mostra o Feed de notícias de uma forma interessante… mas será prático?

As notificações ganharam também novas características, com maior destaque mas ao género do que já existe por omissão no Android. O Messenger ganhou também uma funcionalidade interessante, sem dúvida a melhor, que permite ter acesso contínuo à conversação, sempre sobre qualquer conteúdo que exista no ecrã.

Mas vamos por partes.

 

Cover Feed

Modo de interacção Assim que o smartphone é “acordado” surge imediatamente o relógio, a foto de um Feed e a foto de perfil na margem inferior. Ao navegar pelos Feeds, as fotos estão sempre a ocupar todo o ecrã e a movimentarem-se em género de slideshow. Basta um clique longo sobre a foto para a visualizar na totalidade e um duplo clique para fazer Gosto. Os comentários podem ser submetidos tal como se fosse na aplicação Facebook.

Factos Um smartphone, além de servir para dar uma olhadela no Facebook, serve para muitas outras coisas! Novidade?! Claro que não, mas se este Launcher for olhado, desde início, com algum pessimismo, o hábito inerente à normal utilização do Android pode fazer com que o Home apenas seja utilizado durante escassos minutos e logo de seguida rejeitado.

Agora os Widgets, tão úteis em determinadas alturas, foram por água abaixo a passamos a ter ecrãs com ícones simples. Se o ecrã de aplicações principal não for “afinado” da forma como estava a Dock no anterior Launcher, então o choque ainda será maior pois faltam ali as principais aplicações, aquelas que são utilizadas 95% das vezes. Deixa ainda de ser possível utilizar atalhos para actividades, como por exemplo um ícone que faz uma chamada directa para uma pessoa.

Se forem lá colocados os ícones comuns, de aplicações normalmente utilizadas, então o processo de desbloquear e fazer imediatamente o que se pretende pode tornar-se mais simples: botão Power > deslocar a bolha de perfil para o topo (Apps) > abrir App. No fundo, o número de passos é o mesmo MAS complica-se se for utilizado um bloqueio de ecrã com padrão, PIN ou outro.

anterior próxima

Nesse caso, há alguma informação que passa a ficar desprotegida e, se for utilizado um PIN para o bloqueio, continuamos a poder:

Portanto, para um smartphone que está habitualmente protegido no ecrã de bloqueio, o Facebook Home vem abrir algumas brechas na segurança!

Só ao aceder a uma qualquer aplicação (incluindo o Messenger) é que surge o ecrã de desbloqueio de PIN, ou outro que esteja configurado. Também não é possível aceder à barra de notificações enquanto o acesso não for desbloqueado. Com o bloqueio configurado, o processo de chegar a uma aplicação é bastante mais longo e aborrecido.

Para alguns utilizadores, onde me incluo, “acordar” o smartphone e ver sempre, sempre, sempre, conteúdos do Feed de notícias é algo massador, simplesmente exagerado, e as desvantagens inerentes à utilização do Home condenam a sua adopção.

Em relação a funcionalidades, finalizo com a falta de gestão dos Feeds que surgem, a possibilidade de voltar ao início rapidamente e poder solicitar uma actualização.

 

Notificações

Modo de interacção Assim que surge uma notificação, basta um clique sobre ela para aceder ao respectivo conteúdo, que poderá ser relacionado com qualquer notificação do Facebook ou um SMS/MMS. Para limpar uma notificação basta um deslize horizontal sobre ela. Para limpar todas as notificações, basta um clique longo sobre uma delas, seguido de deslize horizontal.

Factos Quem já é utilizador Android não estranha este tipo de notificações, semelhante ao que se encontra na barra de notificações. Referi acima que é possível ver qualquer notificação do Facebook ou de SMS/MMS mas isto exclui, obviamente, todas as outras notificações como Gmail, G+, Play Store, Music, Calendário, ou qualquer outra aplicação, onde surgem apenas e só no sítio do costume (barra de notificações, que por omissão está sobreposta pelo Home).

Pessoalmente, considero mais importante um email ou um lembrete do calendário do que saber que alguém colocou Gosto numa publicação minha ou publicou algo na minha Timeline.

Mais uma funcionalidade que não serve integralmente para o meu tipo de utilização.

 

Chat Heads

Modo de interacção No ecrã passa a ser possível surgir uma bolha com a foto de perfil do contacto do Messenger, sobreposta a qualquer conteúdo, e pode ser colocada numa das extremidades (esquerda ou direita) em qualquer posição vertical. Se for recebida uma mensagem no Facebook, surge a bolha do respectivo contacto e um número que contabiliza o número de mensagens não lidas. Basta premir sobre a bolha para que surja, em todo o ecrã, a janela de conversação desse utilizador. Tudo isso poderá ser feito com vários utilizadores (bolhas) em simultâneo.

anterior próxima

Para retirar a bolha do ecrã bastará fazer um clique longo e deslocá-la para o “X” que surge na parte inferior. Se for pretendido iniciar a conversação a partir de uma bolha (em vez da app Messenger), basta aceder à lista de contactos na aplicação Messenger, fazer um clique longo sobre o respectivo contacto e escolher “Janela pop-up de ícone de chat”.

Factos

Esta é uma excelente novidade. Embora tivesse de instalar uma aplicação Messenger não oficial para poder utilizar o Chat Heads no Samsung Galaxy S3 (não faço ideia porque não funcionava) e note alguns defeitos (aparentemente a aplicação Messenger fecha-se quando em background e desaparece a bolha de chat), esta é uma funcionalidade interessante para quem utiliza regularmente o chat do Facebook.

A nova aplicação Messenger substitui ainda o gestor de SMS/MMS do sistema e passa a ser essa a gerir esse tipo de mensagens, juntamente com todo o chat do Facebook… Pouco prático, na minha opinião, pois pode gerar confusão e fazer com que a mensagem seja enviada para local errado de determinado utilizador, no entanto é opcional.

 

Resumo

No início do artigo coloquei uma questão:

Resposta curta e grossa: NÃO!

Esta nova forma de utilizar o smartphone não é, definitivamente, aquilo que pretendo para o meu dia-a-dia. Contudo, dependendo das prioridades de cada utilizador, o Home pode ser uma lufada de ar fresco à já conhecida interface do Android e, assim, utilizar tudo de forma um pouco diferente, agora bastante mais integrado na rede Facebook… mas acredito que esta será uma opinião minoritária.

Considero a actualização da aplicação Messenger (Chat Heads) como a melhor novidade de toda esta recente euforia com o Home… e que no fundo nada tem a ver com o Home pois pode ser utilizada em qualquer smartphone sem ter, sequer, o Home instalado. Mediante esta conclusão, o Home vai-me passar completamente ao lado.

Se tem uma opinião diferente e pretende utilizar o Home, embora não esteja ainda disponível oficialmente em Portugal, poderá fazer o download do .apk disponibilizado oficialmente pelo Facebook na Play Store:

Se quiser experimentar e não tiver nenhum dos modelos oficialmente suportados, poderá utilizar uma versão modificada e “desbloqueada”, para que possa ser instalada em qualquer Android. Mais informação aqui.


Homepage: Facebook Home

Exit mobile version