O Dia Mundial da Internet – assinalado a 17 de maio –, é uma data que assinala a inclusão digital e promove a consciencialização pública para os benefícios proporcionados pela internet.
Neste dia, o serviço MB WAY anunciou que alcançou os 4 milhões de utilizadores. Por outro lado, é também sabido que as burlas na internet cresceram 22%.
A gestora da rede Multibanco e responsável pela app divulgou neste dia Mundial da Internet que abril de 2022 foi o melhor mês do MB WAY em termos de operações totais, contando com mais de 28 milhões de transações, das quais 42% correspondem a compras em lojas físicas e online. A SIBS assinala esta tendência como um indicador da “crescente normalização do consumo num contexto de pós-pandemia”, revela o ECO.
O serviço já conta com mais de 6,6 milhões de cartões de débito, crédito ou de refeição registados.
Dia Mundial da Internet: Burlas online crescem 22%
As reclamações relacionadas com burlas na internet aumentaram 22% de janeiro até abril, revela o Portal da Queixa. Sites fraudulentos, casos de phishing são os principais motivos das queixas dos consumidores. A literacia digital é essencial para uma utilização segura e informada no meio digital, defende o Portal da Queixa.
A liderar o ranking das reclamações por burla na internet, estão marcas como a Tiffosi, a Lefties e a Wizink. Relacionadas com as duas marcas do grupo têxtil espanhol Inditex estão casos de clonagem dos sites, onde os consumidores efetuam compras, não recebem o produto e perdem o dinheiro e, no caso da Wizink, o problema mais reportado refere-se às tentativas ou casos concretos de phishing.
Algumas dicas que ajudam a estar seguro
- Criar passwords seguras e atualizá-las regularmente:
- ter a mesma password para tudo é ser um alvo fácil. Hoje em dia, existem plataformas seguras – como o Lastpass ou o 1password.
- Não ignorar as atualizações de software:
- Demora apenas alguns minutos, e é uma importante ação que vai permitir atualizações de segurança e das configurações de privacidade.
- Emissor duvidoso, com mensagem de alerta
- nunca abrir este tipo de mensagens de remetentes ou números desconhecidos, sobretudo se convidam a abrir um link ou a partilhar dados pessoais. As mensagens de alerta (supostas dívidas, pagamentos em atraso, alerta de cancelamentos) são uma prática comum em ataques de phishing.
- Marca ou entidade conhecida, mas com mensagem estranha
- se receber uma mensagem de alguma entidade ou marca reconhecida que convida à abertura de um link, não abra. No caso dos websites, certifique-se sempre de que são verdadeiros e não duplicados.
- Ataques via redes sociais
- a duplicação de perfis de marcas, celebridades ou influencers é real e cada vez mais comum. Existem perfis falsos de “Giveaways” que levam as pessoas a deixarem os seus dados pessoais ou cartão de crédito em plataformas desconhecidas disponíveis na internet.
- Fraude bancária, se foi vítima de phishing alerte o seu banco
- os bancos já estão atentos a situações de fraude, motivo pelo qual têm vindo a criar, cada vez mais, mecanismos de segurança na ativação de cartões. No entanto, a duplicação de cartões ou o extravio de dados ainda é um problema por resolver. Se foi vítima de phishing, cancele imediatamente todos os seus cartões e alerte o seu banco sobre o sucedido.
- À mínima dúvida, denuncie sempre e partilhe a sua experiência: .