As políticas do Facebook têm vindo a mudar! Nos últimos tempos são vários os utilizadores que têm vindo a ser punidos e a ficar “fora” da rede, especialmente do Facebook Messenger, durante uns dias.
A ideia parece ter agradado aos piratas informáticos que adotaram o procedimento para fazer ataques de Phishing.
Hoje em dia é preciso estar muito atento ao que se recebe e no que se clica. Ao Pplware chegou a denuncia de um esquema fraudulento que usa a ideia do Facebook para roubar dados aos utilizadores.
O utilizar é alertado que violou os termos de utilização da rede social, sendo depois solicitado para confirmar a sua conta. Parai ludibriar o utilizador, o link para o esquema usa o serviço da Google (https://sites.google.com/)
Após carregar no link “Confirm My Account“, é solicitado que introduza o e-mail e a password. Caso o utilizador carregue em Confirmation os dados são enviados para os atacantes.
Atenção aos esquemas de Phishing
É considerado um ataque de Phishing quando alguém está a tentar enganá-lo(a). O objetivo é obter as suas informações pessoais através da internet ou levá-lo(a) a exercer ações com o objetivo de o burlar de alguma forma.
Os emails de phishing aparentam ser válidos e de remetentes confiáveis. O objetivo é tentar que os utilizadores procedam à abertura do(s) anexos ou que cliquem num link para depois tentarem obter a sua informação.
Por norma, o phishing é efetuado através de email, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.
Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:
- User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
- Nºs de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
- Nº da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;
- Email;
- entre outras informações pessoais