Pplware

Crie gráficos de altimetria a partir do Google Maps

Os serviços que se baseiam em informações provenientes de sistemas de GPS (Sistema de Posicionamento Global) têm ganho nos últimos tempos grande importância e destaque. Os equipamentos de GPS começaram a equipar carros, bicicletas, motos, smartphones, entre outros e a serem usados em actividades como o geocaching, btt, caminhadas, etc. Como sabem, eu sou um amante do btt e no dia de ontem fiz um percurso que foi um verdadeiro “empeno”. Fiz o registo do percurso e exportei para o excelente serviço da Google, o google maps. No entanto, queria obter informações da altimetria só que o serviço não fornece essa informação.

Como fazer?

Considero o Google Maps como um dos melhores serviços que estão disponíveis actualmente na blogosfera. No entanto, para quem gosta de obter informações ao pormenor como eu, verifica que o serviço actualmente ainda carece de algumas funcionalidades nativas e disponíveis ao utilizador. A altimetria (também designada hipsometría) é a parte da Topografía que estuda o conjunto de métodos e procedimentos para determinar e representar a altura, e é um exemplo de uma funcionalidade que deveria estar ao dispor do utilizador, já que o serviço permite tal funcionalidade (ver My Tracks, que recorre ao google docs e google maps).

Actualmente, na Internet, existem vários serviços que usam a informação do Google Maps, para  apresentar essa mesma informação de outra forma. Um exemplo é o serviço gpsvisualizer.

O GPS Visualize é um serviço online gratuito, que permite criar mapas e perfis a partir de dados de um equipamento de GPS (tracks, waypoints, incluindo GPX, rotas, etc). No caso de pretender um gráfico com a altimetria do vosso percurso, devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Copiar o url do vosso percurso no google maps

Passo 2 – Abrir o GPS Visualize aqui, e inserir no campo “Or provide the URL of static data on the web

Passo 3 – Depois existem vários campos que permitem personalizar o gráfico de altimetria. Após procederem à personalização, basta carregarem no botão “Draw the map

O output será algo do género:

Para quem gosta de fazer este tipo de registos, aconselhamos a explorarem o serviço. Gostaríamos também de saber se algum do vós já usou este serviço ou se usam outro que tenha as mesmas funcionalidades. Boas voltas!

Artigos relacionados


Homepage: GPS Visualizer

Exit mobile version