Como já quase todos percebemos, este surto do COVID-19 propaga-e pelo contacto humano e não só. Nesse sentido, é fundamental mantermo-nos isolados para não contrairmos o vírus e assim também ajudarmos a reduzir a sua disseminação.
Em Portugal alguns médicos e informáticos criaram uma plataforma que ajuda a registar sintomas do vírus. Conheçam a plataforma CovidApp.
A CovidApp (não confundam com a app maliciosa que anda por aí a circular) é uma plataforma de auto monitorização criada gratuitamente por um grupo de médicos de diversas especialidades em conjunto com a Mosano.
Todo o desenvolvimento é realizado com recurso a trabalho voluntário e altruísta, sendo que o processamento dos dados é efetuado respeitando o Regulamento Geral de Proteção de Dados.
O objetivo da plataforma é diminuir a propagação do vírus COVID-19, evitando desta forma que as pessoas se desloquem.
Principais características da CovidApp
- Monitorização de sintoma: A plataforma permite aos utilizadores reportarem os seus sintomas e os seus dados vitais várias vezes ao dia. Os seus dados serão analisados sem que tenha que se deslocar aos hospitais.
- Seguido por Profissionais da Saúde: Brevemente a plataforma permitirá aos profissionais da saúde fazer o acompanhamento de várias pessoas da zona, identificar potenciais fatores de risco e entrar em contacto imediatamente para que possa haver um acompanhamento apertado.
- Seguido por Inteligência Artificial: Em breve a plataforma terá funcionalidades de Machine Learning que visam identificar quais são os casos de risco e comunicar diretamente com profissionais da Saúde da área.
- Construído pela comunidade: Sem qualquer motivo financeiro, a plataforma foi desenvolvida para dar resposta a esta epidemia. Se pretender colaborar no desenvolvimento da mesma, procuramos pessoas com as seguintes skills: Frontend: ReactJs, TypeScript, GraphQL; Backend: Golang, GraphQL, Serverless, Nodejs.
Como usar esta plataforma?
Para começar devem-se registar na plataforma. Para isso basta que indiquem o vosso número de telemóvel. Ao aceder devem declarar que concordam com a Política de dados e Privacidade
Em seguida irá receber um código de validação no seu smartphone que deverá inserir no portal.
O próximo passo é indicar as informações pessoas solicitadas.
Depois de indicadas as informações, estão aptos para começar a registar sintomas na plataforma. Para tal basta que carreguem em “Novo Relatório”
Em seguida é só preencher os dados solicitados. Indique se esteve com pessoas infetadas, temperatura corporal, se toma medicação, etc.
A plataforma permite assim fazer o registo diário dos sintomas. O utilizador irá receber notificações para lembrar a necessidade de registo. Com recurso à inteligência artificial os casos vão ser categorizados. Essa informação será, posteriormente enviada para as entidades de saúde pública par avaliação.
A plataforma tem já mais de 8 mil utilizadores e conta com uma equipa com dezenas de médicos, que validaram todo o conteúdo. Em breve serão disponibilizadas as apps móveis.