As redes sociais são a montra para que muitos utilizadores apresentem ao mundo as suas ideias. Muitos dos mais famosos têm milhares de seguidores que assim recebem toda a informação que ali é partilhada.
Um ataque em larga escala parece agora estar a atingir o Twitter, com contas de figuras como Elon Musk, Joe Biden, Apple e Bill Gates a estarem a ser atacadas. Estas foram comprometidas e apresentam agora partilhas de esquemas de criptomoedas.
Não se sabe como, mas as contas de muitos famosos foram comprometidas nas últimas horas. Estas estão a partilhar informação que são esquemas de criptomoedas, para assim recolher dinheiro de forma direta.
As mensagens são todas muito similares entre si e falam de retornar apoios e ajudas às comunidades. Alegam que por cada valor enviado para essas contas será dobrado pelo famoso que partilhou a informação. É apresentado um link de uma carteira de bitcoin para receber as doações.
A lista de famosos é já muito grande e abrange pessoas de várias áreas. Falamos de personalidades como Bill Gates, Elon Musk ou Joe Biden, mas há também empresas como a própria Apple ou a Uber. Artistas famosos tiveram também as suas contas comprometidas, como Kanye West e outros.
Não foi ainda revelado como estes atacantes conseguiram o acesso a estas contas, mas parece ser um ataque consertado. As mensagens são, como referimos, idênticas e a carteira de bitcoin é a mesma em todas as publicações feitas.
ALL MAJOR CRYPTO TWITTER ACCOUNTS HAVE BEEN COMPROMISED.
2FA / strong password was used for @Gemini account. We are investigating and hope to have more information shortly. https://t.co/X3C0uJzc6C
— Cameron Winklevoss (@winklevoss) July 15, 2020
A maioria das mensagens foi removida pouco tempo depois de serem partilhadas, mas outras ainda estão públicas. Relevante é o facto de que muitas destas contas estão a usar autenticação de 2 fatores, o que supostamente as torna mais seguras.
Por agora, o Twitter ainda não se pronunciou sobre este ataque e nem sobre a forma como foi feito. Espera-se que nas próximas horas esta situação seja esclarecida e que os próximos ataques sejam bloqueados.