Já imaginou iniciar uma transmissão da sua webcam para milhares de pessoas em todo o mundo? Hoje em dia tal cenário é um pouco trivial, até porque há serviços que o permitem de uma forma muito simples e rápida como é o caso do Google Hangout.
Mas no período mais “jurássico” do streaming, de pessoas sem equipamentos sofisticados para transmissão, o rei era o Justin TV. O problema é que por lá aparecia de tudo – inclusive streamings de eventos desportivos que decorriam em simultâneo com as emissoras detentoras dos direitos dos eventos
Dada a imagem negativa que o Justin tinha, em 2011 apareceu a spin-off Twitch – uma plataforma para streaming de videojogos.
Em Junho de 2011 um estudo de mercado revelou que um dos conteúdos mais visualizados no Justin.Tv eram as transmissões de pessoas que jogam videojogos.
O conteúdo – que pode ser transmitido ao vivo ou on demand – é feito de campeonatos de e-sports (como DOTA, League of Legends e poker online) e walkthroughs (guias mostrando os segredos de cada fase ou missão) de jogos para consolas.
Em suma, se alguém perguntar o que é o Twitch, nada mais é que um YouTube praticamente exclusivo de videojogos. Neste serviço é possível encontrar de tudo: desde utilizadores que querem mostrar as suas habilidades ou simplesmente “aparecer”.
Apesar do Twitch ser normalmente comparado ao YouTube, há uma diferença importante ao nível do chat.
Embora ambos tenham essa opção, o do Twitch é o artifício essencial do sistema – é na interactividade que o site cresceu, uma vez que o chat do Twitch funciona em tempo real e os jogadores podem trocar informações.
É com base nesta “interactividade” que o maior fenómeno da história do site aconteceu. Em Twitch Plays Pokémon, um utilizador começou a jogar a versão Red & Blue do épico jogo de GameBoy. Com uma diferença: o que acontecia no jogo estava diretamente relacionado com os comandos que os utilizadores escreviam no chat.
Depois de mais de 1 milhão de pessoas a participarem, com uma duração de 16 dias, sete horas e quarenta e cinco minutos o jogo chegou finalmente ao fim – não sem antes momentos antológicos, como a escolha entre os fósseis de Omanyte e Kabuto (o primeiro ganhou).
Uma ferramenta para as pessoas – e uma mina de dinheiro para empresas
Em 2013 o site alcançou as 43 milhões de visualizações por mês. Muitos dos que visitavam o site procuravam mais informações sobre jogos que tinham em dúvida para comprar.
Assim, mais do que um demo ou um vídeo curto no YouTube, essas pessoas assistiam a várias transmissões ao vivo dos jogos.
Em Fevereiro de 2014 – mês do TPPkMn – o site alcançou a quarta posição dos sites mais visitado nos Estados Unidos, segundo o Alexa. Isso logicamente atraiu a atenção de grandes empresas e nesse mesmo ano o (agora) Twitch foi comprado pela Amazon por 970 milhões de dólares.
Atualmente vários gigantes do meio de jogos têm canais próprios no Twitch, como a Poker Stars, a Nintendo e a Ubisoft. O mercado de videojogos expande-se do ecrã dos jogadores para voos muito mais altos. Vejamos até onde o Twitch pode ir.