Pplware

Como remover eventos Google+ recusados do Calendar

Como já deve ter reparado, o Google+ inclui agora um separador dedicado aos “Eventos”. Semelhante aos eventos do Facebook, um utilizador pode criar um evento e convidar os amigos dos seus círculos. A diferença reside na forte integração Google, pois o evento é automaticamente adicionado ao Google Calendar de todos os convidados, mesmo sem estes aceitarem o convite.

Imagine que recebe tantos convites de eventos Google+ como recebe de eventos Facebook. Seria o caos completo, um Google Calendar completamente spammado de eventos que nem sequer foram aceites. Então abre o Google Calendar e decide recusar cada evento, um a um. No entanto, quando volta ao Calendar, lá estão eles teimosamente na mesma, mesmo depois de carregar infinitamente em “Remover”.

Como resolver esta situação desagradável?

A situação acima descrita pode facilmente transformar-se numa completa invasão ao seu calendário pessoal. É que para esta invasão basta apenas ser convidado para um determinado evento.

É possível responder a um evento tanto pela interface web do Google Calendar (imagem acima), como pelo separador “Eventos” do Google+, como mostra a seguinte imagem.

Quando recusa um evento, seria de esperar que este desaparecesse por completo do seu calendário, mas tal não acontece, aparecendo rasurado. Clicando novamente no mesmo, é possível seleccionar “Remover” mas nem assim desaparece!

O site Techcrunch questionou a Google acerca deste problema e então um porta-voz da empresa afirmou que:

“Todas as correcções já foram lançadas. Em relação à integração com o Calendar, por omissão, o Google+ apenas coloca eventos no seu calendário de pessoas que pertençam aos seus Círculos. Se rejeitar um evento, o Google+ também coloca o evento no seu Calendar, pois pode mudar de ideias entretanto. Além disso, qualquer pessoa pode convidar pessoas para um evento, o que resulta numa notificação de e-mail. Mas isto acontece apenas se tiver essa pessoa num Círculo.”

Atente na linha a negrito. Trata-se da justificação mais descabida de sempre. Se eu quero rejeitar e remover um evento, é óbvio que quero que este desapareça por completo do meu calendário!

Felizmente, após as reclamações dos utilizadores, a Google decidiu incluir duas opções muito importantes no Calendar. São opções que vêm por omissão definidas para invadir o espaço pessoal do utilizador, mas que podem ser manualmente configuradas.

Dirija-se às configurações do Calendar, e algures no fim da página encontrará estas duas opções:

Repare nos valores por omissão. O segredo está em trocar ambas as opções para “Não”, para que não sejam adicionados eventos sem a sua permissão ao calendário e para que eventos recusados nunca mais apareçam no calendário.

Compreende-se a necessidade da Google ombrear o poderio do Facebook no que toca a eventos sociais, mas esta não será com certeza a melhor forma de o conseguir.

Exit mobile version