… e de outros serviços de sincronização no Windows.
Os serviços de sincronização e armazenamento estão na ordem do dia. Todos nós os utilizamos e temos até várias ferramentas de sincronização a trabalhar em simultâneo, cada um para o seu serviço… e é isso que desencadeia o problema referido.
Cada serviço de sincronização, após ter a ferramenta de sincronização instalada no sistema, utiliza uma funcionalidade de Windows que consegue sobrepor aos ícones dos ficheiros ou pastas uma indicação de estado da sincronização, bastante útil em várias situações. Isso deixou de funcionar? Se sim, temos a solução.
Já são vários os serviços de sincronização nos quais deposito a minha confiança. O Dropbox é da “velha guarda”, depois vem o SkyDrive e o Google Drive, mas mais recentemente apareceu um serviço que me fascinou, o Copy.
Após instalar a ferramenta de sincronização do Copy, o estado de sincronização dos ficheiros e pastas do Dropbox deixaram de surgir. Fiquei intrigado, pois tudo continuava a funcionar devidamente. Após algumas pesquisas, cheguei à causa do problema.
Devido a uma limitação do Windows numa das suas APIs, ligada ao registo ShellIconOverlayIdentifiers
, só é possível ter simultaneamente e em funcionamento 15 itens dessa funcionalidade de sobreposição nos ícones (com 4 deles reservados pelo sistema operativo). Na verdade podem lá estar mais de 15, mas apenas funcionarão os primeiros 15, já que o Windows os lê e regista por ordem alfabética. Cada item corresponde um ícone.
Por ser por ordem alfabética, cada serviço utilizou uma pequena manobra para colocar os seus em primeiro lugar. No caso do SkyDrive existe um espaço antes da primeira letra e no caso do Copy existe o número 1. Isso coloca-os à frente do Dropbox o que inviabiliza, imediatamente, o seu correcto funcionamento.
A ferramenta de sincronização do Copy utiliza um elevado número de itens, pois enquanto a pasta ou ficheiro está em sincronização, há movimento no ícone (o que implica vários ícones diferentes). Não era necessário “tirar o lugar aos outros”, todos caberiam lá, mas alguém assim decidiu.
Como corrigir o problema?
É muito simples:
- Abrir o editor de registos do Windows (no menu Iniciar, escrever regedit e abrir);
- Expandir as pastas pelo seguinte caminho:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\ ShellIconOverlayIdentifiers
- Eliminar os itens que são raramente utilizados, onde é dispensável também o Offline files. Se em vez de eliminar, preferir mudar o nome, então adicione a letra z como prefixo daqueles que, para si, têm menos prioridade (já que, como referido, o Windows os lê por ordem alfabética);
- Fechar o editor de registos e reiniciar o PC, ou simplesmente reiniciar o explorer.exe a partir do Gestor de Tarefas (feche também o Dropbox);
- Abrir o Dropbox e verificar que o estado dos ficheiros e pastas do Dropbox (ou de outro serviço) já se encontra novamente em funcionamento.
No meu caso, que uso o SkyDrive menos frequentemente, preferi abdicar da sua indicação de estado nos ficheiros e pastas e usar a indicação dos outros dois serviços na íntegra.
Tentei saber qual o motivo desta limitação no Windows. Pelo que consegui apurar, trata-se de uma limitação antiga, numa altura em que toda a memória era escassa (pré Windows XP) e tudo indica que a limitação ainda persiste porque, simplesmente, nenhum programador Windows teve a preocupação de a libertar.