Pplware

Começam os problemas? Bug no ChatGPT revelou dados de pagamentos dos utilizadores

Todos têm olhado para o ChatGPT da OpenAI como sendo uma ferramenta que vai mudar completamente a forma como usamos a Internet. Este tem mostrado as suas capacidades, mas poucos olharam numa vertente de segurança. Um primeiro caso veio agora alerta para problemas. Um bug no ChatGPT revelou dados de pagamentos dos utilizadores.


Um bug revelou dados dos utilizadores

Ainda que seja oferecido de forma gratuita, o ChatGPT tem uma vertente paga e que todos podem subscrever. Esta dá acesso a funcionalidades adicionais e permite que sejam removidos muitos dos limites que existem para a generalidade dos utilizadores.

Agora, e como apresentou a OpenAI, dados dos utilizadores podem ter sido revelados. Tudo esteve assente num bug que estava presente numa simples biblioteca de código que o ChatGTP usa para algumas das suas funcionalidades.

Nas horas anteriores à desativação do ChatGPT na segunda-feira, alguns utilizadores podiam ver o nome e sobrenome de outro utilizador ativo, endereço de e-mail, morada de pagamento, os últimos quatro dígitos (apenas) de um número de cartão de crédito e data de validade do cartão de crédito. Números completos de cartão de crédito não foram expostos em nenhum momento

ChatGPT revelou dados dos utilizadores

Estes dados foram também enviados erradamente por email e continham informação pessoal, nomeadamente moradas de faturação. A OpenAI teve também parte desta informação visível na sua interface, quando o utilizador acedesse à sua área pessoal

Não havendo um número preciso de utilizadores afetados, foi avançado que cerca de 1,2% dos assinantes do ChatGPT Plus poderá ter sido afetado. A falha foi rapidamente resolvida e o problema não deverá voltar a acontecer.

OpenAI tinha um problema maior para resolver

Curiosamente, este problema teve um impacto bem maior no próprio ChatGPT, chegando a OpenAI a interromper o acesso ao serviço. Do que foi revelado por muitos utilizadores, era possível aceder ao histórico das pesquisas e conversas dos utilizadores.

A paragem que se seguiu durou 10 horas e serviu para corrigir a falha que estava identificada. O bug foi removido, com a atualização da biblioteca identificada e o serviço depois reposto. Ainda assim, ficou claro que também o ChatGPT está exposto a problemas e um simples bug pode colocar em causa este serviço.

Exit mobile version