Após a detenção em França, no mês passado, Pavel Durov anunciou algumas grandes mudanças que chegam ao Telegrama. A plataforma lançou outra das suas atualizações regulares com novas funcionalidades e melhorias. Na mais importante, Pavel Durov anunciou mudanças na sua abordagem à moderação.
Com prisão de Pavel Durov, Telegram cede
Numa publicação no X, Pavel Durov revelou que o objetivo da plataforma é agora “transformar a moderação no Telegrama a partir de uma área de crítica em um de louvor”. A abordagem controversa da moderação de conteúdos do Telegram causou muitos problemas à plataforma, como se tem visto.
Pavel Durov revelou que “embora 99,999% dos utilizadores do Telegrama não tenham nada a ver com o crime, os 0,001% envolvidos nas atividades ilícitas criam uma má imagem para toda a plataforma, colocando em risco os interesses dos nossos quase biliões de utilizadores”.
🎉 Telegram has reached 10 million paid subscribers. 10 million people are now enjoying Telegram Premium!
🆕 Today, we’re introducing new features while phasing out a few outdated ones.
⛔️ We’ve removed the People Nearby feature, which was used by less than 0.1% of Telegram…
— Pavel Durov (@durov) September 6, 2024
Comprometeu-se por isso a criar mecanismos mais acessíveis e a aumentar a possibilidade de a moderação controlar o que é partilhado. Nas suas palavras, revelou que “é por isso que este ano estamos empenhados em transformar a moderação no Telegrama de uma área de crítica em elogios”.
Aumenta moderação e traz mais novidades
Para além de prometer alterar a moderação do conteúdo no Telegram funciona, a Durov anunciou que algumas características estão agora a eliminar. A funcionalidade “People Nearby” é agora substituída por “Business Nearby”, o que deve ajudar os utilizadores a encontrar negócios legítimos e verificados na sua área.
I'm still trying to understand what happened in France. But we hear the concerns. I made it my personal goal to prevent abusers of Telegram's platform from interfering with the future of our 950+ million users.
My full post below. https://t.co/cDvRSodjst
— Pavel Durov (@durov) September 5, 2024
Finalmente, Pavel Durov anunciou que o Telegram tem agora mais de 10 milhões de assinantes que pagam o Telegrama Premium. Este oferece recursos premium adicionais, como uma experiência sem anúncios, histórias de telegrama, uploads de ficheiros maiores, transcrição de mensagens de voz, emojis de animação, negócios de telegrama e muito mais.
Estas mudanças eram já pedidas já algum tempo, em especial pelas entidades reguladoras. Com a prisão do seu CEO, o Telegram acabou por ter de as implementar, ainda que compulsivamente. As declarações de Pavel Durov têm sido críticas e mostram que pretendia que o seu serviço se mantivesse nos moldes que tinha antes.