Pplware

Cibersegurança em Portugal! Afinal “o que se passa”?

O Centro Nacional de Cibersegurança lançou recentemente um relatório que faz uma radiografia do nosso país no que diz respeito à Cibersegurança. Conheça os principais temas da edição de 2022 do Relatório Cibersegurança em Portugal – Riscos e Conflitos.


Está disponível a 5.ª edição do Relatório sobre o tema Riscos e Conflitos, do Observatório de Cibersegurança do CNCS. O documento analisa os dados sobre incidentes de cibersegurança e cibercrime que afetaram o ciberespaço de interesse nacional em 2023, considerando o presente e o futuro ao nível das ameaças e tendências.

Quais as ciberameaças mais relevantes?

Segundo o documento, a criminalidade informática no ciberespaço de interesse nacional aumentou em 2023. Os ciberataques com mais impacto no ciberespaço de interesse nacional em 2023 foram sobretudo de ransomware e com um efeito local, afetando a Administração Pública Local. No entanto, verificaram-se alguns casos de indisponibilidade de serviços com alcance nacional.

Os cibercriminosos, os atores estatais e os hacktivistas foram os agentes de ameaça mais relevantes a atuar no ciberespaço de interesse nacional em 2023.

Quadro de ameaças: ciberameaças/agentes de ameaça críticos em Portugal, 2023/2024

 

Cibersegurança: Alguns números relevantes

RELATÓRIO RISCOS E CONFLITOS 2024

Exit mobile version