A guerra entre a Rússia e a Ucrânia ainda não acabou, infelizmente. Os “combates” têm acontecido em terra, mas também no campo digital. De acordo com informações recentes, Espanha deteve suspeitos de ataques informáticos pró-russos.
Ataques informáticos tinham como objetivo sectores estratégicos em Espanha
De acordo com o que foi revelado, os ataques informáticos tinham como objetivo sectores estratégicos em Espanha e em outros países da NATO que apoiam a Ucrânia. A polícia espanhola deteve três pessoas acusadas de participarem nesses ataques informáticos.
Dois dos suspeitos foram detidos em Huelva e Sevilha, no sul de Espanha, enquanto o terceiro foi detido nas Ilhas Baleares, de acordo com fonte da Guarda Civil, revela o Expresso.
Revela o jornal que as três pessoas foram detidos por “infrações informáticas com intenção terrorista” na sequência de uma série de ataques de recusa de serviço (DDoS), que tornam indisponíveis sítios Web ou recursos de rede, inundando-os com tráfego malicioso.
Segundo a polícia espanhola, a principal atividade do grupo era a organização de ataques com “o seu próprio software, chamado DDoSia, que pode ser utilizado por indivíduos que apoiam os seus objetivos”.