A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) está a recuperar de um ciberataque do qual foi vítima e que deixou off alguns serviços. A AMA emitiu recentemente comunicado, onde alerta para falsos pedidos.
Apesar da reposição dos serviços, a AMA chama a atenção para pedidos falsos…
De acordo com o comunicado da AMA, “em virtude dos trabalhos realizados para reduzir o impacto do ataque informático [‘ransomware’] de que foi alvo no dia de ontem [quinta-feira], alguns serviços já se encontram operacionais, permitindo o restabelecimento progressivo do atendimento nas Lojas de Cidadão, bem como o acesso a outras plataformas e serviços digitais”.
A AMA refere ainda que “continua determinada em repor a normalidade dos serviços, estando em curso os trabalhos necessários para o efeito em estreita colaboração com as autoridades nacionais competentes em matéria de cibersegurança e cibercrime para restabelecer, de forma segura, o pleno funcionamento das nossas operações”.
Apesar da reposição dos serviços, a AMA chama a atenção para que, no caso de existirem eventuais contactos, através de qualquer canal, com pedidos de informações pessoais para recuperação de credenciais da Chave Móvel Digital, estes devem ser ignorados” e agradece a “compreensão de todas as entidades parceiras e trabalhadores” da agência “no restabelecimento da operação, bem como a compreensão de todos os cidadãos e empresas que possam estar afetados com os constrangimentos em causa”.
Ontem o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) referiu que o ataque à AMA levou a um “impacto substancial ao nível dos serviços suportados por esta entidade, tais como a Autenticação.Gov e o Gov.ID”.
O site da AMA ainda se encontra indisponível.