Pplware

China: Agora são os serviços de VPN a estarem bloqueados

Os últimos tempos têm sido muito complicados para todos os utilizadores da Internet na China. São constantes os bloqueios que passaram a existir e que limitam a utilização de vários serviços.

As notícias deram conta do bloqueio de vários serviços da Google e até da Microsoft. Mas o bloqueio está a evoluir e a tornar-se mais agressivo.

Desta vez o alvo do “ataque” estão a ser os serviços que contornavam os bloqueios. A grande firewall da China passou a bloquear serviços de VPN!

A utilização de serviços de VPN na China foi a forma encontrada para contornar todos os bloqueios que estão a ser impostos e que limitam a utilização da Internet naquele país.

É também uma forma muito usada para combater a censura e assim colocar fora da China informações que muitas vezes são filtradas e impedidas de serem conhecidas.

O bloqueio destes serviços de VPN terá começado na passada semana e várias empresas que prestam este serviço estão a reportar problemas com os mesmos dentro do território Chinês.

Foram inclusive enviadas informações e alertas, por parte dos prestadores dos serviços de VPN, a muitos utilizadores indicando que os seus serviços não poderiam ser usados por estarem a ser filtrados e bloqueados.

Esta informação surgiu agora pela Associated Press e dá conta destes bloqueios de forma generalizada e a afectar todos os utilizadores.

As implicações destes bloqueios não se limitam à sua intenção original de manter a informação sensível afastada dos utilizadores Chineses. Vai muito mais longe e afecta inclusive muitas pequenas empresas que dependem dos serviços da Google e de outros para exercerem as suas actividades.

Com a utilização de serviços de VPN estava garantido o acesso a esses serviços bloqueados, permitindo a sua utilização, ainda que de forma não totalmente autorizada pelo governo Chinês.

O controlo de acesso à informação da Internet por parte das entidades estatais Chinesas tem estado anormalmente activa. Esta nova investida, concentrada nos serviços de VPN, vem limitar ainda mais o acesso a serviços fora da China.

Exit mobile version