O Google Chrome é actualmente um dos navegadores Web mais utilizados em todo mundo, principalmente pela sua característica mais importante, a sua rapidez. Além disso, o suporte a extensões faz deste browser um dos mais completos e funcionais.
Recentemente foi disponibilizado o Google Chrome 50, que marca o fim do suporte para o Windows XP, Vista e outras versões de outros sistemas. Mas há algumas novidades!
O Google Chrome alcançou a versão 50 e o principal destaque é o fim do suporte para o Windows XP e Vista assim como para o OS X 10.6 Snow Leopard, o OS X10.7 Lion, e OS X 10.8 Mountain Lion.
Obviamente que as versões antigas deste browser continuarão a funcionar nestas versões dos sistemas mas não haverá qualquer suporte a partir deste momento.
Em termos de novidades, ao nível das funcionalidades, o Google Chrome 50 vê melhorado o sistema de notificações existindo agora mais informação e também a existência de botões.
Os sites podem agora detectar também quando é que uma notificação foi fechada pelo utilizador e até enviar alertas (ex. vibração, som, etc).
Outra das novidades é o pré-carregamento das páginas que agora passa a contar com link rel=’preload que assegura o carregamento de todos os elementos da página atempadamente, de modo a evitar atrasos na apresentação da mesma.
Chrome 50 brings support for declarative preload. When there are resources needed to fully display a page, but Chrome doesn’t know about them until other resources load, developers can now use the “link rel=’preload’” attribute to specify resources that should be downloaded preemptively. This should reduce the time it takes to display content.
Além das novidades há várias correcções de bugs. Ao contrário do que se esperava, o Chrome 50 ainda não apresenta, por omissão, um novo visual, baseado no Material Design apesar de tal já ser possível de activar, manualmente, via chrome://flags.