Com a Chave Móvel Digital (CMD) pode aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, utilizando apenas o telemóvel, o PIN da Chave Móvel Digital e um código de segurança temporário. Saiba como desbloquear ou recuperar o PIN da Chave Móvel Digital.
Se a Chave Móvel Digital (CMD) ficar bloqueada, pode desbloqueá-la na área reservada deste portal. Vai precisar de iniciar sessão (login), autenticando-se com Cartão de Cidadão e leitor de cartões smartcard.
Em alternativa, pode dirigir-se a um Espaço Cidadão para desbloquear a CMD.
Esqueceu-se o PIN da Chave Móvel Digital? Pode mudar com o Cartão de Cidadão
Se tiver Cartão de Cidadão, pode simplesmente ativar uma nova CMD:
- na aplicação móvel Autenticação.gov (por biometria)
- por videochamada (por biometria)
- na área reservada deste portal. Neste caso tem de cancelar a CMD atual para ativar uma nova.
Se preferir recuperar o código PIN da CMD, caso se tenha esquecido, dirija-se a um Espaço Cidadão e peça um novo código PIN.
Se esqueceu o PIN de assinatura digital da CMD ou se bloqueou a função de assinatura digital da CMD, pode reativar a assinatura digital da CMD na área reservada deste portal.
Alterar o PIN e outros dados da Chave Móvel Digital
É possível alterar, a qualquer momento, o número de telemóvel, e-mail, PIN de autenticação e PIN de assinatura digital associados à sua CMD. Estas alterações podem ser feitas online na área reservada deste portal, ou num Espaço Cidadão.
Não é possível, no entanto, alterar o nome da pessoa titular da CMD nem o tipo de documento que usou para ativar a CMD.
- Se alterou o seu nome (por exemplo, depois de casar) deverá ativar uma nova CMD usando o documento de identificação já com o nome atualizado.
- Se ativou a CMD com um tipo de documento (por exemplo, cartão de residência) e obteve nacionalidade portuguesa e tem agora Cartão de Cidadão, deverá cancelar a CMD anterior e ativar uma nova, com o Cartão de Cidadão.
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