A utilização de Chatbots apresenta vantagens interessantes para um negócio ou para uma marca, entre elas: a automatização de conversas, a melhoria do atendimento ao cliente, o aumento das possibilidades de conversão/venda, bem como a obtenção de um maior envolvimento com a sua audiência.
Saiba como funciona um Chatbot e porque deve apostar em um.
Como funciona um chatbot?
Para a criação de um Chatbot é necessária a criação/programação de regras específicas que visam identificar palavras e relacioná-las com as ações do utilizador.
Se o utilizador, por exemplo, perguntar ao chatbot, “Qual o preço do domínio.EU?”, o bot irá “processar” as palavras “preço” e “domínio.EU” com as respostas previstas para as mesmas, de forma a devolver automaticamente uma resposta ao utilizador.
Existem chatbots mais robustos que recorrem a Inteligência Artificial para proporcionar interações mais avançadas e mais próximas da realidade humana. O facto de automatizarmos as respostas ou as tarefas mais recorrentes permitirão ganhar tempo para nos dedicarmos a outras tarefas.
Existem muitas empresas/negócios que recorrem a chatbots para automatizar os seus processos, por exemplo, vendas, consultas de pagamentos ou de estado de envio de encomendas, FAQs. Para isso, mapeiam esses processos para criar um fluxograma, para depois estruturá-lo sob a forma de diálogo numa ferramenta preparada para o efeito.
Porque deve apostar num chatbot?
- Melhoria de fluxo de atendimento: Ao automatizar os processos ou parte dos processos do seu negócio, e ao definir um fluxo de informação que preveja as principais incidências, melhorará consideravelmente o atendimento. Se configurar devidamente o seu chatbot, com base nesse levantamento, mesmo que tenha uma equipa de atendimento ao cliente, ganhará maior eficiência.
- Atendimento 24/7: Com a ativação do chatbot, os utilizadores passam a obter as respostas às suas dúvidas, seja em que horário for, podendo contribuir para o fecho imediato de vendas, bem como para a satisfação dos clientes ou potenciais clientes.
- Redução de Custos: Para o atendimento ao cliente, a formação de uma equipa comporta custos, como é normal. Com a implementação de chatbots, poderá mecanizar alguns processos que o farão ganhar tempo para outras tarefas, não necessitando de aumentar drasticamente a sua equipa, caso não existam recursos para tal.
- Análise de dados e de métricas: As diferentes ferramentas disponíveis no mercado permitir-lhe-ão aceder a um conjunto de informações, como, por exemplo, o histórico, que serão bastante úteis para melhorar a sua estratégia.
- Permite uma experiência omnichanel: Assim, consegue estar presente nas diferentes plataformas – redes sociais, apps, websites – através do PC ou do Mobile, a qualquer momento. Desta forma, estará presente nos diferentes canais de venda e de comunicação.
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