Pplware

Carris envia tempos de espera por e-mail

Há muito que é possível obter por SMS o tempo de espera real por um autocarro da Carris. No entanto, implica custos. Numa era em que smartphones e tablets estão constantemente ligados à web, a empresa disponibiliza o serviço “E-mail ao minuto” que vem assim possibilitar a recepção dos tempos de espera sem custos adicionais.

A Carris tem sido, a meu ver, uma empresa de transportes que tenta estar a par da evolução tecnológica. Já em 2010 a empresa lança o Carris Netbus, uma gama de autocarros tecnologicamente avançados com a particularidade de fornecerem internet sem fios sem qualquer custo.

A versão mobile do site (m.carris.pt) está, na minha opinião, muito bem conseguida: simples e leve. Além de ser possível consultar os horários, tarifários e postos de venda, permite simular percursos e verificar tempos de espera em tempo real.

Quando comparada com os sites pesados e complicados da CP, Metro, Fertagus e tantos outros, é bem visível o esforço da empresa em acompanhar as novas modalidades de interacção com os dispositivos móveis no exterior, ao pé das suas paragens.

Se anda frequentemente de transportes públicos, compreende certamente a necessidade de minimizar o tempo de espera pelos mesmos. Em transportes como o autocarro e o metropolitano faz todo o sentido! No Metro e na Carris já se popularizam os painéis de informação que mostram o tempo de espera em tempo real, mas não é suficiente, como já deve ter reparado.

Como receber os tempos de espera por e-mail?

É aqui que um serviço de informação como o “E-mail ao minuto” se torna muito útil. A premissa é simples: se enviar um e-mail com “C[espaço][código da paragem]” para sms@carris.pt, recebe de seguida um e-mail com os tempos de espera para essa mesma paragem. É exactamente igual ao serviço “SMS ao minuto”, mas sem custos.

Além de ser possível enviar um e-mail como o acima descrito, a consulta do tempo de espera de uma paragem pode ser feita também através do site mobile e completo. É pedido o e-mail do utilizador para onde serão enviados os dados.

Pode consultar todos os códigos de paragem através deste link.


Mais info: Carris | Tempo de espera

Exit mobile version