Arrancou no passado dia 30 de setembro o período de candidaturas para os cidadãos que pretendiam trocar os seus eletrodomésticos ao abrigo do programa E-Lar. Mas a verba já acabou.
E-Lar: “esgotaram” os 30 milhões de euros
O Ministério do Ambiente anunciou que o prazo para submissão de candidaturas ao programa E-Lar foi encerrado, uma vez que os 30 milhões de euros disponíveis já foram totalmente alocados.
Devido à elevada adesão ao programa E-lar que, em seis dias, teve cerca de 40 mil candidaturas, encontra-se esgotada a dotação prevista para este aviso, no total de 30 milhões de euros. Por este motivo informamos que encerrou o período de submissão de candidaturas.
Pode ler-se no próprio site do Fundo Ambiental:
🇵🇹💡 Devido à elevada adesão ao Programa E-Lar, que em apenas seis dias registou cerca de 40 mil candidaturas, a dotação total de 30 milhões de euros foi atingida.
Por este motivo, o período de submissão de candidaturas encontra-se encerrado.#EficiênciaEnergética #Energia pic.twitter.com/idqUhjpW7x
— Ministério do Ambiente e Energia (@ambiente_pt) October 5, 2025
O montante foi distribuído da seguinte forma:
- 20 milhões de euros para famílias consideradas mais vulneráveis (incluindo aquelas inscritas no “Bairros + Sustentáveis” ou que beneficiam da Tarifa Social de Energia);
- 10 milhões para os restantes agregados familiares, valor este que pode vir a ser complementado com mais 10 milhões do Fundo Ambiental.
O período de candidaturas começou em 30 de setembro e estava previsto terminar em 30 de junho de 2026, salvo se a verba se esgotasse antes dessa data.