Pplware

Câmara de Viseu vítima de burla informática! 380 mil euros…

A Câmara de Viseu foi vítima de uma fraude informática que envolveu o pagamento de faturas de energia. O Município de Viseu já fez queixa as autoridades competentes.


Revela o Jornal do Centro, e de acordo com declarações do autarca viseense, a queixa foi apresentada na Polícia Judiciária e a Câmara já está a rever procedimentos para evitar situações futuras.

Segundo o Presidente do Município de Viseu, Fernando Ruas…

Tenho de anunciar a fraude de que o SMAS foi vítima e que tem a ver com a aquisição de energia e o pagamento de duas faturas. Recebemos um e-mail que supostamente era da empresa [fornecedora de energia] que tinha um IBAN e que por acaso até do banco com que trabalhamos

Só percebemos o que tinha acontecido, porque a Galp Energia nos exigia o pagamento e nós afirmávamos que já o tínhamos feito. E foi quando fomos ver o que aconteceu. Em causa está a aquisição de energia elétrica em média tensão.

O Presidente revelou que foi possível travar a tempo o segundo pagamento no valor de 172 mil euros e que tem esperança de rever algum dinheiro do primeiro pagamento no valor de cerca de 380 mil euros. A fraude acabou por ser descoberta porque a empresa estava com insistência a pedir o pagamento.

Segundo o autarca de Viseu, o IBAN está ligado a uma conta no estrangeiro. As contas da Municipio foram imediatamente suspensas pelo banco.

O modus operandi desta fraude, conhecida por CEO Fraud, os cibercriminosos falsificam contas de e-mail e fazem-s passar por executivos ou uma empresa para tentar enganar os funcionários, normalmente da contabilidade ou do RH, para que sejam executadas transferências bancárias ou enviar informações fiscais confidenciais.

Exit mobile version