Em março deste ano a gigante Microsoft decidiu tornar público o código da sua calculadora do Windows ao mundo. O objetivo era que esta calculadora ganhasse mais funcionalidades, uma nova interface gráfica e que até fosse portada para outros sistemas.
Recentemente foi anunciado que a popular calculadora do Windows já funciona através de um simples browser, no Android e no iOS.
Nos últimos anos a aposta por parte da Microsoft em produtos Open Source é mais que evidente. Um bom exemplo é a plataforma cloud Azure, onde grande parte das plataformas é Open Source. Em 2017, 40% das das máquinas virtuais da plataforma Azure tinham como sistema base o Linux.
Desde que o código da calculadora do Windows 10 foi disponibilizado no GitHub, muitos já se dedicaram a avaliá-lo e a detetar algumas correções. Esta é uma vantagem óbvia da forma de ter o código aberto.
Calculadora do Windows já funciona através de um browser, no Android e iOS
A Microsoft passou a disponibilizar o código fonte da sua calculadora no GitHub sob a licença MIT. O objetivo é que os programadores usem o código fonte para desenvolver novos projetos, novas interfaces, novas funcionalidades, etc. Recentemente foi anunciado que a Calculadora já funciona nos sistemas operativos móveis Android e iOS e também através de um simples browser.
Para aceder à versão Web basta que clique neste endereço.
A plataforma Uno foi desenvolvida em C# com o objetivo de suportar esta calculadora em sistemas como o iOS, Android e WebAssembly. Todo o processo de adaptação está descrito na página do projeto Uno. Experimentem e deem o vosso feedback.