Pplware

Dica: Querem os browsers ainda mais seguros? Ativem o DNS sobre HTTPS

A segurança na Internet é, normalmente, focada no roubo dos dados dos utilizadores e no que os atacantes conseguem roubar dos browsers. Para garantir que o melhor é conseguido, há áreas que são frequentemente melhoradas e que devem ser protegidas.

Há, no entanto, alguns pontos menos visíveis que estão a ser preparados e que dão uma segurança adicional. Uma delas, o DNS sobre HTTPS, tem sido preparado para chegar em breve, e garantir ainda mais segurança. Hoje mostramos como o podem ativar nos principais browsers.


De forma muito simples, o DNS sobre HTTPS é uma mudança que está a ser preparada há algum tempo. Vai forçar os browsers a fazer as perguntas de DNS sobre canais seguros, usando o HTTPS. Para isso os browsers precisam de estar preparados e também os próprios serviços de DNS.


Ativar o DNS sobre HTTPS no Firefox

Um browser que tem já esta funcionalidade pronta para ser usada é o Firefox. Nos EUA está já ativa por omissão, mas qualquer um a pode usar. Basta acederem às Definições, e no separador Geral devem aceder à área Definições de rede.

Aí devem carregar no botão Definições e na janela aberta devem descer até ao final. De seguida selecionem a opção Ativar DNS sob HTTPS e garantir que um dos fornecedores está ativo. Podem escolher a Cloudflare ou o NextDNS. Desse momento em diante os pedidos de DNS passam a ser ainda mais seguros.


Os browsers baseados no Chromium

Também a Google tem igualmente investido nesta área e o Chromium tem já esta funcionalidade pronta a ser ativada. Basta que escrevam na barra de endereço chrome://flags (ou edge://flags ou outra similar) e pesquisem por DNS.

Será apresentada a opção Secure DNS lookups, que devem mudar para Enabled. Será pedido que reiniciem o browser, carregando no botão azul presente no canto inferior direito. Após esse arranque dos browsers, este novo modo passa a estar ativo.


Esta não é uma opção que tenha visibilidade para o utilizador ou torne o browser mais rápido. Traz sim uma camada de segurança adicional que é, hoje em dia, essencial para quem navega na Internet. Podem testar esta novidade acedendo ao endereço 1.1.1.1/help.

Exit mobile version