Pplware

WhatsApp começou a bloquear contas que usam o GB WhatsApp por violar as suas regras

A utilização de apps alternativas no WhatsApp é algo que acontece há muitos anos. Mesmo com todos os alertas que a empresa fez, muitos continuam a preferir estas apps alteradas e com mais capacidades que a original.

Esta situação não está a ser tolerada e por isso o serviço começou a bloquear contas que usam o GB WhatsApp por violar as suas regras.


Apesar desta não ser uma situação nova, ela parece estar agora a acontecer com maior incidência. Muitos utilizadores do GB WhatsApp estão agora a reportar problemas que até há pouco tempo não estavam a acontecer.

A situação está a ser controlada de forma firme e as contas são bloqueadas primeiro por um período de 20 minutos, sendo depois novamente impedidas de ser usadas por períodos cumulativos. Este vai crescendo em blocos de 20 minutos até se o bloqueio se torna permanente.

Para indicar aos utilizadores o que se está a passar, o WhatsApp apresenta uma mensagem e um contador. Este vai, de forma descrescente, mostrando o tempo que ainda vai ser necessário aguardar para que a conta seja desbloqueada.

É também mostrado aos utilizadores uma explicação para o sucedido e revela que este aconteceu pela violação das regras do WhatsApp. No site do serviço de mensagens a informação é também clara e revela que é proibida a utilização de versões não oficiais da sua app.

Se você receber uma mensagem no WhatsApp indicando que a sua conta foi “temporariamente banida”, você provavelmente está a usar uma versão não oficial do WhatsApp. Se não mudar para a app oficial após ser sido temporariamente banido, a sua conta pode ser permanente banida de usar o WhatsApp.

É também revelado que a impossibilidade de usar outras apps está associado à falta de segurança que estas têm, levando a que os dados dos utilizadores sejam roubados e as suas conversas interceptadas.

Na verdade, esta não é uma situação que não fosse esperada. Há poucos meses o serviço de mensagens tinha já alertado para a utilização destas medidas em contas que usassem apps que não a oficial criada pela empresa para o serviço.

Agora, e aparentemente numa escala global, esta medida foi colocada em prática. Assim, o WhatsApp obriga os utilizadores a abandonarem estas apps e a usarem a sua, oficial e reconhecida. De notar que as contas podem ser bloqueadas de forma definitiva para os utilizadores que insistirem em não abandonar estas apps.

Exit mobile version